If the International Finance Corporation (IFC) loaned som...

If the International Finance Corporation (IFC) loaned some US$ 20 million to a Brazilian shoe manufacturer so that it moved its facilities to the state of Ceará, it could help bring jobs and economic growth to a state which has rapidly diversified and enriched its economy. This US$ 20 million loan would allow the company to relocate and modernize its facilities, and would generate some 2,200 jobs in the state, helping to reduce unemployment and poverty.

Adapted from: ESGUERRA, Jannette. IFC invests in Brazilian shoe manufacturer. http://ifcln1.ifc.org

Answer questions 022 TO 025 according to TEXT II.

The situation presented in the text refers to
  • A.

    the opening of a shoe company financially supported by the IFC.

  • B.

    the international corporations' need for financial support.

  • C.

    the relocation of a Brazilian company within the country.

  • D.

    the reopening of a shoe manufacturer in Ceará.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No planejamento estratégico de unidades de informação, a análise do ambiente interno e do ambiente externo possibilita o conhecimento e o monitoramento das potencialidades e tendências do mercado e das condições de desempenho da unidade de informação. Acerca de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças relacionados à análise ambiental dessas unidades, julgue os itens seguintes.

Os pontos fortes são constituídos por forças externas que favorecem e interagem positivamente com a unidade de informação.

Resolva a questão aqui ›


No nordeste brasileiro é comum o uso de lenha nas cerâmicas. Uma dessas cerâmicas consome o volume de 8190 st de lenha /ano, proveniente de plantios próprios. Supondo-se que o IMA = 42 m3/ha/ano, o fator de empilhamento da lenha = 1,5 e a IR = 7 anos, a área do plantio, suficiente para o contínuo abastecimento da cerâmica, será de:

Resolva a questão aqui ›


Um influente filósofo contemporâneo, morto em 1937, pregava que “tudo o que se publica é constantemente influenciado por uma ideia: servir a classe dominante, o que se traduz sem dúvida num fato: combater a classe trabalhadora”. E arremata afirmando que existem “casos em que o jornal burguês ou cala, ou deturpa, ou falsifica para enganar, iludir e manter na ignorância o público trabalhador”.

O autor dessas afirmações é

Resolva a questão aqui ›