A expressão do título – Saudade de Waterloo – deve-se ao...

A expressão do título – Saudade de Waterloo – deve-se ao fato de o autor desenvolver a ideia de que as
  • A. sucessivas guerras que o homem vem travando já não contam com a habilidade estratégica de um Napoleão Bonaparte.
  • B. batalhas modernas restringem-se a operações mecânicas, destituindo os soldados de iniciativas heroicas.
  • C. batalhas até a Segunda Guerra constituíam um verdadeiro espetáculo cênico, diante do qual as plateias se extasiavam.
  • D. batalhas modernas expandiram de tal forma o alcance da violência que fazem amenas as batalhas antigas.
  • E. sucessivas guerras que a Humanidade vem sofrendo desde Waterloo mostram a crescente tirania dos governantes.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O século XIX assinalou, no mundo ocidental, a emergência de três grandes representações: liberalismo, nacionalismo e socialismo. No campo econômico, o dinamismo do sistema capitalista, impulsionado pela Revolução Industrial, desembocou no imperialismo. As disputas por colônias e áreas de exploração foram determinantes para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Em 1917, a vitoriosa revolução bolchevique fez da Rússia a primeira nação socialista. Crise política, econômica e social de grandes proporções atestou o esgotamento do modelo liberal, em grande parte substituído por regimes totalitários, como os nazifascistas. Com o fim da Segunda Guerra, configurou-se um mundo diferente, bipolarizado pela ascendência dos Estados Unidos da América (EUA) e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Décadas mais tarde, com o fim da Guerra Fria, o mundo ficou submetido à relativa hegemonia norteamericana, à frágil presença da Organização das Nações Unidas (ONU) e à ação de grupos terroristas. Em termos econômicos, ampliou-se a globalização, ao tempo em que cresceu a consciência universal relativa à necessidade de se preservar a vida no planeta em face dos problemas ambientais de grande dimensão.

Tendo o texto acima como indicativo de alguns dos principais acontecimentos da história contemporânea, julgue os itens seguintes.

A existência de armas nucleares tornou mais dramático o contexto histórico em que se desenrolou a Guerra Fria.

Resolva a questão aqui ›


Na história aeronáutica brasileira recente, ocorreram dois trágicos acidentes, com os vôos 1907 e 3054, respectivamente em setembro de 2006, na selva de Mato Grosso, e em julho de 2007, na cidade de São Paulo. Durante os exames e a identificação dos corpos das vítimas, observou-se que as causas de morte predominantes nos dois acidentes foram diferentes. No primeiro caso, houve rompimento da estrutura da aeronave em pleno vôo, partição e liberação dos corpos a grande altura no ar, com queda sob árvores de floresta tropical. No segundo acidente, houve colisão e explosão seguida de incêndio no solo.

 Em face dessas considerações e de aspectos médico-legais correlatos, julgue os itens a seguir, relativos aos acidentes acima mencionados.

Considerando que, no acidente com o vôo 1907, tenham sido encontrados diversos corpos com fragmentos de galhos transfixando completamente coxa, tórax e abdome, nesse caso, a classificação do instrumento causador da lesão seria contundente.

Resolva a questão aqui ›


O decreto que regulamenta a lei que dispõe sobre a língua brasileira de sinais (LIBRAS) prevê que essa língua seja inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de fonoaudiologia de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Com relação aos demais cursos de educação superior e educação profissional, o referido decreto

Resolva a questão aqui ›