Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção q...

Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro gramatical.

  • A.

    O problema do Brasil é, desde a primeira assembléia constituinte, de 1823, o da descentralização do poder. O absolutismo de Pedro I levou à resistência das jornadas de abril de 1831 e à abdicação do imperador.

  • B.

    Com o Ato Adicional, de 1834, tentou-se amenizar o domínio de São Paulo e da cidade do Rio de Janeiro sobre o Império, o que foi contido pela regulamentação de Araújo Lima. A inteligência arguta de Tavares Bastos denunciou os abusos da centralização em 1860, e o Manifesto Republicano, dez anos depois, inicia-se com a reivindicação federalista.

  • C.

    Nunca é demais repetir que durante três décadas seguidas, a partir de 1817, em Pernambuco, até 1848, na mesma Província, brasileiros de todas as regiões foram compelidos a lutar pela autonomia provincial – e essa necessidade o obrigou a retomar as armas, no período republicano, na Revolução Federalista do Rio Grande do Sul, em 1893.

  • D.

    A rebelião gaúcha foi derrotada pelas tropas federais enviadas por Floriano, apesar da bravura de seus combatentes e da força doutrinária de Gaspar da Silveira Martins. A questão federalista voltou, em seguida, ao fermentar a Guerra do Condestado, iniciada entre Paraná e Santa Catarina.

  • E.

    Essa guerra converteu-se em um dos mais importantes conflitos sociais do Brasil, entre 1911 e 1916, contribuiu para as rebeliões militares dos anos 20 e desembocou na Revolução de 30 – esta claramente contra os interesses hegemônicos de São Paulo.

    (Adaptado de Mauro Santayana, Jornal do Brasil, 10/03/2006)

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Para responder às questões de números 54 a 60, considere o texto abaixo.

O lançamento do novo sistema operacional da Microsoft

Resolva a questão aqui ›


Com relação à prevenção de infecção hospitalar, julgue os itens a seguir. O uso de luvas descartáveis é a medida mais importante para se evitar a transmissão de microrganismos no ambiente hospitalar.

Resolva a questão aqui ›


A medida de temperatura para o controle de processos químicos, tratamentos térmicos, caldeiras etc. é uma das práticas mais usadas na automação atualmente. Acerca dos tipos de sensores utilizados para essa função, julgue os próximos itens.

O termômetro bimetálico consiste em duas lâminas de metal com coeficientes de dilatação diferentes sobrepostas, formando uma só peça. Variando-se a temperatura do conjunto, observa-se um encurvamento que é proporcional à temperatura.

Resolva a questão aqui ›