Em um pedido de registro de patente referente a um catali...

Engenharia Química - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014 - INPI - Pesquisador em Propriedade Industrial (P11 (Língua Espanhola))

Em um pedido de registro de patente referente a um catalisador ácido heterogêneo para a reação de transesterificação de óleos e gorduras vegetais visando à produção de biodísel, os autores informam que o catalisador proposto aumenta em 24.000 vezes a constante de velocidade da reação. No pedido, os autores representam as moléculas de triglicerídeos, principais componentes de óleos e gorduras vegetais, ilustradas na figura abaixo, em que R, R' e R" correspondem a longas cadeias hidrocarbônicas que podem conter ou não duplas ligações. Um exemplo típico de molécula de triglicerídeo consiste no 1-estearoil-2-oleil-3-linoleilglicerol, em que R, R' e R" correspondem a cadeias com 17 átomos de carbono que contêm, respectivamente, nenhuma insaturação, uma ligação dupla e duas ligações duplas.

A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens de 116 a 120, considerando que o emprego do catalisador não modifica o fator pré-exponencial da equação de Arrhenius, que a constante universal dos gases seja igual a 8 J.mol-1.K-1 e que 10 seja o valor para ln 24.000.

A fórmula molecular do 1-estearoil-2-oleil-3-linoleilglicerol é C57H104O6.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Con base en el texto de arriba juzgue los ítems siguientes.

El mensaje central del texto es que la cooperación es un factor que influencia el proceso de aprendizaje.

Resolva a questão aqui ›


A respeito do regime de previdência complementar instituído pelas Leis Complementares n.º 108/2001 e n.º 109/2001, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›


Com relação ao modelo de referência OSI, julgue os itens a seguir.

A camada de redes provê funções de sincronização e controle de fluxo de informações para a camada de aplicação.

Resolva a questão aqui ›