Quando do estacionamento dos caminhões bomba e betoneira...

#Questão 389412 - Engenharia Civil, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, TCE/PA, Auditor de Controle Externo

Quando do estacionamento dos caminhões bomba e betoneira em determinada obra, o engenheiro da construtora responsável pela obra realizou alguns procedimentos para garantir que o concreto estivesse de acordo com o que fora encomendado à empresa fabricante e com o especificado no projeto. Ao iniciar os procedimentos, ele verificou que o lacre do caminhão betoneira não coincidia com o código da nota fiscal. Ainda assim, ele aceitou o lote porque as outras informações da nota estavam de acordo com as especificações de projeto. Em seguida, pediu para o condutor do caminhão betoneira, que estava ligado ao caminhão bomba, gerar um primeiro jato com uma pequena quantidade de concreto, para realizar o ensaio de abatimento (slump test).

O engenheiro solicitou ao ajudante que confeccionasse três corpos de prova que serviriam para testar a resistência do concreto em laboratório para a concretagem de pilares de um andar da edificação com volume correspondente a 9 m3. Durante a concretagem da laje, para acelerar o adensamento do concreto, o encarregado colocou o vibrador de imersão em contato com as paredes das fôrmas e ferragens já concretadas.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

É recomendável que o encarregado encoste o vibrador de imersão nas ferragens já concretadas até que surja água na superfície da laje de concreto.

  • 30/08/2018 às 05:31h
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    Com o contato do vibrador junto as ferragens a probabilidade de aparecimento de patologias nesse momento que agravarão o acabamento e por tabela a resistência será aumentada, pois a desagregação da argamassa juntamente com o material de brita e a argamassa de água e cimento, devido a vibração perde a aderência a armadura.

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