A FIFA permitirá a venda de ingressos na Copa das Confed...
1º Grau
Receita do produtor com e sem discriminação de preço.
A discriminação de preços de 1° grau (ou perfeita) consiste na venda de cada unidade de produto ao preço máximo que o consumidor está disposto a pagar por essa unidade (o seu preço de reserva).
Com esse tipo de discriminação, é transacionada a mesma quantidade que em concorrência perfeita (correspondente à igualdade entre preço e custo marginal), mas o excedente do consumidor passa a ser zero.
Num com discriminação de preços de 1° grau:
- a curva da procura coincide com a curva da receita marginal;
- o monopolista apropria-se de todo o excedente do consumidor;
- o lucro do monopolista é igual ao excedente econômico total;
- o volume de produção maximiza o excedente econômico total;
- a eficiência é máxima, mas a equidade é questionável.
2º Grau
A discriminação de preços de 2° grau consiste na venda de cada conjunto (ou lote) de unidades a um preço específico. Assim, o preço depende do número de unidades adquiridas.
3º Grau
A discriminação de preços de 3° grau consiste em cobrar preços diferentes a grupos diferentes de consumidores.
Identificando grupos de consumidores com elasticidades preço da procura diferentes, a empresa procurará cobrar-lhes preços diferentes (preços mais elevados aos consumidores com procura menos elástica).
O caso mais frequente é o de um monopolista que vende em dois mercados separados. O seu objetivo, como sempre, é o de maximizar o seu lucro.
Referências
- SEAE. Ministério da Fazenda. Consultado em 21 de dezembro de 2010
- . Academia Econômica. Consultado em 21 de dezembro de 2010
- ? (PDF). Gil Riella. Consultado em 21 de dezembro de 2010
- Faculdade de Direito (PDF). Faculdade de Direito da Universidade de Nova Lisboa. Consultado em 21 de dezembro de 2010
Bibliografia
- PINDYCK, Robert: RUBINFELD, Daniel. Microeconomia: Determinação de Preços. Editora Prentice Hall, 2006.
- SILVA, João Correia da. Microeconomia II: Monopólio. Porto, Portugal. Faculdade de Economia da Universidade do Porto, 2009.
- KRUGMAN, Paul R.; MAURICE, Obstfeld. Economies of Scale, Imperfect Competition and International: International Economics - Theory and Policy. 2003. p. 142.
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