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Na passagem do idealismo para o materialismo dialético, Lu
#Questão 1069681
-
Sociologia
,
,
Instituto Consulplan
,
2022
,
SEED-PR
, Área de Conhecimento: Sociologia
Na passagem do idealismo para o materialismo dialético,
Ludwig Feuerbach
(1804-1872), hegeliano de esquerda, foi uma figura-chave.
Feuerbach
sustentava que a alienação fundamental tem suas raízes no fenômeno religioso, que cinde a natureza humana, fazendo com que os homens se submetam a forças divinas, as quais, embora criadas por eles próprios, são percebidas como autônomas e superiores. O mundo religioso é concebido por
Feuerbach
como uma projeção fantástica da mente humana, por isso mesmo alienada. A supressão desse mundo, por meio da crítica religiosa, faria desaparecer a própria alienação, promovendo a liberação da consciência. Embora inicialmente seduzidos pelas teses de
Feuerbach
, logo
Marx
e
Engels
rebateram-nas vigorosamente por considerarem tal crítica religiosa uma simples “luta contra frases”. E? nesse ponto que a teoria marxista articula a dialética e o materialismo sob uma perspectiva histórica, negando, assim, tanto o idealismo hegeliano quanto o materialismo dos neo-hegelianos.
(QUINTANEIRO, 2002.)
Segundo
Marx
, os economistas de seu tempo não reconhecem a historicidade dos fenômenos que se manifestam na sociedade capitalista; por isso, suas teorias são comparáveis às dos teólogos. Ele questiona uma série de teorias e cria, por sua vez, teorias que até hoje geram longas discussões. O materialismo histórico e dialético, por exemplo, é um importante viés da teoria
marxista
; que ele afirma que:
A) Ser a verdadeira filosofia, pois não é o ser social que determina a consciência dialética dos homens e, sim, a consciência de classe que determina o ser social e individual de cada um.
B) Estar presente na forma como a sociedade se organiza para produzir aquilo que é necessário para sua subsistência e acúmulo, bem como para garantir a satisfação de suas necessidades.
C) Elencar entre os fenômenos naturais, aqueles que possuem um movimento, uma processualidade, descartando aqueles imbuídos de contradições, ou dialéticas que distanciem o indivíduo do real.
D) Gerar as únicas coisas que podem afirmar as existências humanas como reais, ou seja, as interações nos grupos, ou estamentos sociais. Nesse ponto,
Marx
elege a metafísica como subsídio para suas ideias.
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