Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Marx afirma, no pósfacio da 2ª edição alemã do Capital
#Questão 1017258
-
Filosofia
,
,
IFPI
,
2022
,
IF-PI
, Professor - Filosofia - Edital nº 73
Marx afirma, no pósfacio da 2ª edição alemã do Capital, que:
“Meu método dialético, em seus fundamentos, não é apenas diferente do método hegeliano, mas exatamente seu oposto. Para Hegel, o processo de pensamento, que ele, sob o nome de Ideia, chega mesmo a transformar num sujeito autônomo, é o demiurgo do processo efetivo, o qual constitui apenas a manifestação externa do primeiro. Para mim, ao contrário, o ideal não é mais do que o material, transposto e traduzido na cabeça do homem. (...)
(...) A mistificação que a dialética sofre nas mãos de Hegel não impede em absoluto que ele tenha sido o primeiro a expor, de modo amplo e consciente, suas formas gerais de movimento. Nele, ela se encontra de cabeça para baixo. É preciso desvirá-la, a fim de descobrir o cerne racional dentro do invólucro místico.”
(MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013. p.78-79)
Ao delimitar uma diferença entre sua dialética e a dialética hegeliana, Marx transporta sua dialética das ideias para a realidade social em contradição. Refletindo sobre a dialética em Marx, podemos
AFIRMAR
que:
A) O materialismo dialético de Marx o distancia do idealismo de Hegel de tal forma que ele não reconhece as contribuições de Hegel, ao expor a dialética enquanto movimento do real.
B) Marx compreende que existem leis do desenvolvimento que atuam em todo o mundo material. Sua dialética materialista investiga e formula essas leis do desenvolvimento.
C) As leis fundamentais da dialética – a lei da transformação das mudanças quantitativas em qualitativas, e vice-versa; a lei da unidade e da luta dos contrários; e a lei da negação da negação – têm caráter heurístico no pensamento de Marx, não traduzindo o movimento da realidade material.
D) As coisas possuem características quantitativas que estão sujeitas à determinação externa, que podem acarretar mudanças, que nunca alteram as qualidades das coisas.
E) Na obra O Capital, Marx aplica o método dialético à economia política, contudo, conclui que, segundo a lei do desenvolvimento histórico, a superação do capitalismo só se efetivará com a superação do próprio movimento dialético.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...