Dicas de Cursos e Concursos Gratuitas

Sentido próprio e sentido figurado das palavras - Denotativo e Conotativo

Agora vamos compreender a diferença de sentido próprio e sentido figurado das palavras. As palavras podem ser empregadas em sentido literal ou figurativo. Por esse motivo, elas são divididas em dois grupos: denotativo e conotativo.

Sentido Próprio 

Sentido próprio é o sentido literal, ou seja, o sentido comum que costumamos dar a uma palavra.

Sentido Figurado

Sentido figurado é o sentido "simbólico", "figurado", que podemos dar a uma palavra.

Sentido Denotativo

Denotação é o sentido literal da palavra. Exemplo de sentido denotativo Por exemplo, "A onça é uma fera." O vocábulo "fera" significa "animal bravio e carnívoro". Esse é o seu sentido literal. Mas, por associação, visto que as feras têm muita astúcia, agilidade, agressividade, esse vocábulo ganha uma dimensão além do literal. Por associação à ideia de agilidade, podemos dizer: Ele é uma fera no computador. Podemos, também, associá-lo à braveza: O meu chefe está uma fera comigo.

Sentido Conotativo

O vocábulo que ganha uma dimensão além do literal. É o que chamamos de conotação. Este sentido normalmente aparece nos dicionários com abreviatura "fig". Exemplo de sentido conotativo Ela é uma joia de menina. Que joia esse cachorrinho! Minha irmã se tornou uma joia muito especial. Assim, podemos perceber que algumas vezes o sentido denotativo de uma palavra é estendido a um sentido conotativo. Esse foi um Resumo sobre Sentido próprio e Sentido figurado das palavras na língua portuguesa. O que achou deste conteúdo? [ratings]

Diego Monteiro
Diego Monteiro - Fundador
Siga-me no Instagram @diegomonteirodf

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis