Princípio da continuidade da relação de emprego

O Princípio da continuidade valoriza a permanência do empregado no mesmo vínculo empregatício, dadas as vantagens que isso representa.

O que é Princípio da continuidade

Com o passar do tempo no mesmo emprego, o trabalhador recebe capacitação, realiza cursos, recebe aumentos salariais, vantagens remuneratórias, etc.

A Súmula 212 do TST é um exemplo de jurisprudência relacionada ao princípio da continuidade da relação de emprego.

“O ônus de provar o término do contrato, quando negados a prestação de serviço e o despedimento, é do empregador. Pois o princípio da continuidade da relação de emprego constitui presunção favorável ao empregado.”

Com base no princípio da continuidade, a regra é que os contratos trabalhistas sejam firmados com prazo indeterminado.

Como atua o Princípio da continuidade

Tendo em vista o princípio da continuidade, contratos com prazo determinado representam exceção, e terão lugar nos casos legalmente definidos. A regra é que o contrato seja indeterminado. Também se relaciona ao princípio em estudo o artigo 448 da CLT, segundo o qual os contratos de trabalho continuam vigentes mesmo que haja mudança na propriedade na empresa (sucessão de empregadores)

De acordo com a CLT, art. 448 – A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados.

Sobre o princípio da continuidade, segundo o Ministro Godinho, as três repercussões favoráveis ao empregado que a permanência do contrato de trabalho gera.

Princípio da continuidade da relação de emprego > Tendencial elevação dos direitos trabalhistas – Investimento educacional e profissional – Afirmação social do indivíduo

Tendencial elevação dos direitos trabalhistas > Quanto mais tempo dura o contrato, maiores benefícios o empregado tende a alcançar, como aumento de salário, ganho de anuênios, progressão no quadro de carreira da empresa etc.

Investimento educacional e profissional > O empregador tende a investir mais na educação e aperfeiçoamento dos empregados que permanecem mais tempo na empresa, ou seja, com contratos de maior duração.

Afirmação social do indivíduo > A maioria das pessoas depende de salário para sobreviver, e um empregado com contrato de trabalho de longa duração tem maiores possibilidades de se afirmar socialmente, como ao contrário dos que possuem contratos de curta duração, temporários, desempregados, etc., que ficam fragilizados e com menos condições financeiras de se manter.

O que achou desse conteúdo?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto)

Loading...

 



Você também pode gostar

Princípio da Primazia da realidade É por meio do Princípio da Primazia da realidade, que se busca, no direito do trabalho, optar pela realidade em detrimento da forma. O que é Princípio da Primazia da realidade O Princípio da primazia da realidade é também conhecido de princípio do ...
Fontes do Direito do Trabalho As fontes do direito do trabalho são divididas em formais e materiais, e também entre heterônomas e autônomas. Fontes materiais do direito do trabalho As Fontes materiais se relacionam a um momento pré-jurídico, onde fatores sociais, econômicos etc...
Princípio da indisponibilidade dos direitos trabalhistas O Princípio da indisponibilidade, também chamado de princípio da imperatividade, é uma limitação à autonomia das partes no direito do trabalho. No direito civil, as partes têm autonomia para negociar cláusulas contratuais. No direito do trabalho, ...
Princípio Protetor no Direito do Trabalho – Princípio in dubio pro operario Ao estudar Direito do Trabalho encontramos diversos princípios, como o Princípio Protetor. Agora, falaremos sobre os mais importantes princípios do direito individual do trabalho para fins de concurso. Princípio Protetor Nas relações empregatíci...
Diferença entre relação de trabalho e relação de emprego Abordaremos a Diferença entre relação de trabalho e relação de emprego de forma simples e direta para não errar mais. Diferença entre relação de trabalho e relação de emprego Relação de trabalho Relação de trabalho é uma expressão ampla, que englo...

Deixe uma resposta