Como se organizar para estudar para Concurso e Enem

Diego Monteiro atualmente é servidor público em Brasília e escreve sobre vários temas para concurso público. Já foi aprovado para diversos cargos e no Exame da OAB.

Com a chegada do final do ano, aproximam-se muitas provas de Concurso e Enem, que será realizado no começo do mês de novembro. O estudante, independentemente da prova que irá fazer, precisa compreender que para fazer uma prova não é necessário apenas a preparação no estudo: a preparação para a hora da prova deve ser pensada e treinada assim como a matéria da prova. Aqui estão elencadas algumas dicas de como fazer a prova de Concurso e Enem:

Estude as matérias e conteúdos que mais caem na prova

Uma das principais dicas de como fazer prova de Concurso e Enem, com certeza é estudar a prova. Muito mais do que todo seu conteúdo, as provas anteriores devem ser analisadas para medir qual a incidência de cada matéria, de forma que o estudante poderá reforçar aquilo que tem dificuldade e o que tem uma tendência maior de cair na sua prova de concurso público e Enem.

Faça simulados

Separe um dia da semana para refazer provas antigas. Na hora de realizar o simulado, é importante alternar estratégias de prova em cada simulado para você aprender de que forma você rende melhor: seria melhor começar por uma matéria que você tem facilidade, para aliviar o nervosismo? Ou por uma matéria que você tem dificuldade, já que está com a cabeça fresca? Quem vai dizer como fazer a prova de concurso público ou Enem é você, conforme for exercitando.

É extremamente importante você cronometrar o tempo que você demora para resolver o simulado, tendo em vista que são muitas matérias para serem respondidas na prova.

Não acostume a estudar no silêncio

Como fazer a prova de concurso público e Enem depois de se acostumar a estudar em silêncio? Na hora de estudar, permita deixar uma janela aberta, uma música ou alguma forma de barulho por perto, visto que na hora de fazer a prova você dividirá a sala com vários concorrentes, além de poder ter interferência de algum som exterior. Caso você não se acostume com esses barulhos, poderá desconcentrar-se facilmente na hora da prova, perdendo o foco na resolução das questões.

Faça uma lista do que você precisará levar na hora da prova

Uma coisa que você precisa pensar quando analisar como fazer a prova de concurso público e Enem é os materiais necessários para o dia da prova. Faça uma lista com a documentação necessária, imprima o comprovante de inscrição com antecedência e leve mais de uma caneta para o local de prova, pois você nunca sabe quando ela resolverá falhar, não é mesmo?

Além disso, a garrafa de água e algum lanche são muito importantes para te dar energia durante a prova.

Não esqueça da preparação pré prova

A decisão sobre estudar ou não no dia anterior e no dia da prova é muito pessoal, pois algumas pessoas se sentem mais tranquila dessa forma, enquanto outras tendem a ficar mais ansiosas ao revisar a matéria até o último minuto. Portanto, faça o que deixá-lo mais relaxado e confiante!

Além disso, algo muito importante sobre como fazer a prova de concurso público e Enem é a alimentação antes da prova; prefira ingerir comidas mais leves, para evitar o cansaço durante a realização da sua prova, e tenha uma boa noite de sono!

Pratique exercícios de Concursos clicando aqui


Você também pode gostar

Tipologia textual – Tipos textuais Descrição, Narração e Dissertação Agora, vamos compreender sobre Tipologia textual, e os 3 tipos textuais mais importantes e usados: descrição, narração e dissertação. Veremos o essencial da Tipologia textual, noções que são cobradas nas provas. O que é Tipologia Textual? São as c...
Como estudar no fim do ano Com o período de férias e festas de fim de ano, muitos estudantes perguntam-se: como estudar no fim do ano? Seria necessário fazer uma pausa ou o certo seria continuar estudando? Aqui estão algumas dicas para você não perder tempo do seu estudo, mas ...
Figuras de Linguagem – Figuras de som, palavras, pensamentos e sintaxe As Figuras de Linguagem são recursos linguísticos que têm o intuito de dar ênfase ao discurso. A linguagem figurada é expressa nas chamadas figuras de linguagem, que são: figuras de som, palavras, pensamentos e de sintaxe. Figuras de Som No estu...
Erros comuns dos estudantes Você já deve ter conhecido alguma pessoa que estuda muito e não passa em concurso público, não é mesmo? Apesar de certos estudantes se dedicarem por horas, não alcançam seus resultados por cometerem erros comuns dos estudantes. Aqui estão listados...
Como estudar a Lei Seca – Parte 2 Uns dos desafios mais difíceis enfrentados pelos concurseiros, certamente é a leitura da lei seca. Por ser um texto muitas vezes difícil de interpretar até pelos doutrinadores e ser uma leitura cansativa, os estudantes costumam deixar essa parte impo...

Deixe uma resposta