Como se organizar para estudar para Concurso e Enem

Com a chegada do final do ano, aproximam-se muitas provas de Concurso e Enem, que será realizado no começo do mês de novembro. O estudante, independentemente da prova que irá fazer, precisa compreender que para fazer uma prova não é necessário apenas a preparação no estudo: a preparação para a hora da prova deve ser pensada e treinada assim como a matéria da prova. Aqui estão elencadas algumas dicas de como fazer a prova de Concurso e Enem:

Estude as matérias e conteúdos que mais caem na prova

Uma das principais dicas de como fazer prova de Concurso e Enem, com certeza é estudar a prova. Muito mais do que todo seu conteúdo, as provas anteriores devem ser analisadas para medir qual a incidência de cada matéria, de forma que o estudante poderá reforçar aquilo que tem dificuldade e o que tem uma tendência maior de cair na sua prova de concurso público e Enem.

Faça simulados

Separe um dia da semana para refazer provas antigas. Na hora de realizar o simulado, é importante alternar estratégias de prova em cada simulado para você aprender de que forma você rende melhor: seria melhor começar por uma matéria que você tem facilidade, para aliviar o nervosismo? Ou por uma matéria que você tem dificuldade, já que está com a cabeça fresca? Quem vai dizer como fazer a prova de concurso público ou Enem é você, conforme for exercitando.

É extremamente importante você cronometrar o tempo que você demora para resolver o simulado, tendo em vista que são muitas matérias para serem respondidas na prova.

Não acostume a estudar no silêncio

Como fazer a prova de concurso público e Enem depois de se acostumar a estudar em silêncio? Na hora de estudar, permita deixar uma janela aberta, uma música ou alguma forma de barulho por perto, visto que na hora de fazer a prova você dividirá a sala com vários concorrentes, além de poder ter interferência de algum som exterior. Caso você não se acostume com esses barulhos, poderá desconcentrar-se facilmente na hora da prova, perdendo o foco na resolução das questões.

Faça uma lista do que você precisará levar na hora da prova

Uma coisa que você precisa pensar quando analisar como fazer a prova de concurso público e Enem é os materiais necessários para o dia da prova. Faça uma lista com a documentação necessária, imprima o comprovante de inscrição com antecedência e leve mais de uma caneta para o local de prova, pois você nunca sabe quando ela resolverá falhar, não é mesmo?

Além disso, a garrafa de água e algum lanche são muito importantes para te dar energia durante a prova.

Não esqueça da preparação pré prova

A decisão sobre estudar ou não no dia anterior e no dia da prova é muito pessoal, pois algumas pessoas se sentem mais tranquila dessa forma, enquanto outras tendem a ficar mais ansiosas ao revisar a matéria até o último minuto. Portanto, faça o que deixá-lo mais relaxado e confiante!

Além disso, algo muito importante sobre como fazer a prova de concurso público e Enem é a alimentação antes da prova; prefira ingerir comidas mais leves, para evitar o cansaço durante a realização da sua prova, e tenha uma boa noite de sono!

Pratique exercícios de Concursos clicando aqui



Você também pode gostar

Como parar de procrastinar nos estudos? Procrastinar nos estudos Você costuma pensar que poderia ter utilizado melhor seu tempo estudando e que procrastinar nos estudos tem sido algo frequente na sua rotina? Isso é extremamente comum quando não possuímos uma rotina organizada, não estamos...
Como estudar para a semana de provas? Se você cursa ou já cursou a faculdade, deve saber como a semana de provas é exaustiva e exige muita disposição do aluno. Geralmente durante a semana nos questionamos como tanta matéria ficou acumulada, como fazer para aprender tanto em pouco tempo e...
Conceito de Constituição Hoje vamos estudar o conceito de Constituição. Primeiramente, você deve entender que a Constituição é a Lei fundamental e suprema de um Estado. Ela é criada pela vontade soberana do povo. É ela também que determina a organização político-jurídica do ...
Regime de bens no casamento – Direito de família Breve histórico sobre Regime de bens no casamento No Código Civil de 1916 a família era exclusivamente constituída pelo matrimonio. O casamento era indissolúvel, levando a uma união plena de vida e de patrimônio. O regime legal era o da comunhão...
Como começar a estudar em 2017 Com o início do ano, os concurseiros possuem muitas duvidas antes de começar a estudar e, até mesmo, de quando começar a estudar. Apesar do clima ser de descanso, o concurseiro precisa ter em mente que até a aprovação o caminho é longo, e o esforço p...

Deixe uma resposta