Como se organizar para estudar para Concurso e Enem

Diego Monteiro atualmente é servidor público em Brasília e escreve sobre vários temas para concurso público. Já foi aprovado para diversos cargos e no Exame da OAB.

Com a chegada do final do ano, aproximam-se muitas provas de Concurso e Enem, que será realizado no começo do mês de novembro. O estudante, independentemente da prova que irá fazer, precisa compreender que para fazer uma prova não é necessário apenas a preparação no estudo: a preparação para a hora da prova deve ser pensada e treinada assim como a matéria da prova. Aqui estão elencadas algumas dicas de como fazer a prova de Concurso e Enem:

Estude as matérias e conteúdos que mais caem na prova

Uma das principais dicas de como fazer prova de Concurso e Enem, com certeza é estudar a prova. Muito mais do que todo seu conteúdo, as provas anteriores devem ser analisadas para medir qual a incidência de cada matéria, de forma que o estudante poderá reforçar aquilo que tem dificuldade e o que tem uma tendência maior de cair na sua prova de concurso público e Enem.

Faça simulados

Separe um dia da semana para refazer provas antigas. Na hora de realizar o simulado, é importante alternar estratégias de prova em cada simulado para você aprender de que forma você rende melhor: seria melhor começar por uma matéria que você tem facilidade, para aliviar o nervosismo? Ou por uma matéria que você tem dificuldade, já que está com a cabeça fresca? Quem vai dizer como fazer a prova de concurso público ou Enem é você, conforme for exercitando.

É extremamente importante você cronometrar o tempo que você demora para resolver o simulado, tendo em vista que são muitas matérias para serem respondidas na prova.

Não acostume a estudar no silêncio

Como fazer a prova de concurso público e Enem depois de se acostumar a estudar em silêncio? Na hora de estudar, permita deixar uma janela aberta, uma música ou alguma forma de barulho por perto, visto que na hora de fazer a prova você dividirá a sala com vários concorrentes, além de poder ter interferência de algum som exterior. Caso você não se acostume com esses barulhos, poderá desconcentrar-se facilmente na hora da prova, perdendo o foco na resolução das questões.

Faça uma lista do que você precisará levar na hora da prova

Uma coisa que você precisa pensar quando analisar como fazer a prova de concurso público e Enem é os materiais necessários para o dia da prova. Faça uma lista com a documentação necessária, imprima o comprovante de inscrição com antecedência e leve mais de uma caneta para o local de prova, pois você nunca sabe quando ela resolverá falhar, não é mesmo?

Além disso, a garrafa de água e algum lanche são muito importantes para te dar energia durante a prova.

Não esqueça da preparação pré prova

A decisão sobre estudar ou não no dia anterior e no dia da prova é muito pessoal, pois algumas pessoas se sentem mais tranquila dessa forma, enquanto outras tendem a ficar mais ansiosas ao revisar a matéria até o último minuto. Portanto, faça o que deixá-lo mais relaxado e confiante!

Além disso, algo muito importante sobre como fazer a prova de concurso público e Enem é a alimentação antes da prova; prefira ingerir comidas mais leves, para evitar o cansaço durante a realização da sua prova, e tenha uma boa noite de sono!

Pratique exercícios de Concursos clicando aqui


Você também pode gostar

Como encontrar Concursos Públicos pouco divulgados Olá Concurseiros, quero mostrar para vocês uma forma de como encontrar Concursos Públicos pouco divulgados. Um dia desses eu estava conversando com alguns concurseiros do Estude Grátis, ocasião em que alguns me perguntavam quais as expectativas pa...
O que é Vacância – Entenda o que significa vacância de cargo público Se você está prestando ou pretende prestar um concurso federal, é fundamental que estude a lei 8112/90, é certeza que vai cair no seu concurso. Por isso, é importante que saiba o que é Vacância. Quem trabalha na iniciativa privada segue o que dete...
Como elaborar resumos Sabe-se que para o estudo ser completo, devemos ativar mais de um dos nossos sentidos durante todo ele. Dessa forma, mesmo que a leitura seja atenta, é muito importante escrevermos o que estudamos para ter uma maior absorção do conteúdo. Mas a grande...
Crase regras e uso correto do acento grave Crase significa fusão, junção. Sendo o nome que se dá à contração da preposição "a". Não se deve decorar a regra, principalmente a da crase, basta entender o processo e sua estrutura. Veja tudo sobre . Conceito de crase Crase é a fusão de duas voga...
Princípios dos contratos individuais e coletivos no direito do trabalho Para o estudo do direito do trabalho o conhecimento de seus princípios são essenciais para nortear a matéria. O estudante deve tê-los em mente na hora da prova para ajudar na interpretação de qualquer questão, tanto de concurso público como da OAB. ...

Deixe uma resposta