Como manter uma rotina de estudos

Diego Monteiro atualmente é servidor público em Brasília e escreve sobre vários temas para concurso público. Já foi aprovado para diversos cargos e no Exame da OAB.

A reclamação de muitos estudantes, sejam esses vestibulandos ou concursandos, é a dificuldade em como manter uma rotina de estudos. Aqui estão algumas dicas para fazer dessa atividade de estudos um hábito:

Não esqueça o motivo pelo qual você está estudando

Por ser um hábito muito intenso, é normal o estudante sentir-se cansado e, consequentemente, não render nos estudos. Uma forma de não perder o ânimo é lembrar a razão de você estar se dedicando tanto!

Pergunte-se: o que faz você continuar nos estudos correndo atrás dos seus objetivos?

  1. Independência financeira?
  2. Estabilidade?
  3. Deixar as pessoas que você gosta orgulhosos?

Faça uma lista dos motivos para alcançar seu sonho e releia sempre que estiver desanimado. Isso lembrará você que vale a pena continuar nessa caminhada e ajudará você a entender como manter uma rotina de estudos.

Entenda como seu corpo funciona melhor

Para aprender como manter uma rotina de estudos, primeiramente é importante conhecer como seu corpo funciona melhor. Por ser uma atividade que exige concentração e disposição, cada pessoa possui um horário diferente em que rende melhor estudando. Por isso, é importante o concurseiro tentar estudar em todos os períodos e analisar como seu corpo responde.

Nessa análise, também é importante perceber em que horário você rende melhor para estudar videoaulas, realizar leitura da doutrina e resolver questões. Dessa forma, você adequa os vários tipos de estudo da melhor forma para você e renderá muito melhor no seu dia a dia!

Organize sua rotina com metas possíveis

A partir do momento que o estudante consegue entender melhor como responder às diversas formas de estudo, ele já é capaz de entender como manter uma rotina de estudos. Dessa forma, ele deve elaborar um cronograma de acordo com o que observou sobre seu rendimento, sem esquecer de colocar outros compromissos do dia a dia.

É importante o concurseiro entender que, embora consiga ter um rendimento melhor com uma rotina bem organizada, as metas precisam ser possíveis de serem atingidas! Caso contrário, esses objetivos possíveis acabarão por frustrar mais ainda o estudante, que com a sobrecarga de estresse terá um proveito muito menor do que o desejado.

Aprenda a lidar com compromissos de última hora

Mesmo com a rotina organizada, é normal que muitas vezes não se possa cumprir algum objetivo traçado na sua semana, devido a algum imprevisto. Nesse momento, é importante que o estudante mantenha a calma e procure reorganizar o objetivo não cumprido em algum outro horário, encaixando em algum dia que possui menos compromissos e consiga, dessa forma, equilibrar o que não tinha sido feito.

De fato, é possível que, muitas vezes, o concurseiro precise ficar algumas horas a mais de madrugada estudando, ou até acordar mais cedo. A rotina é cansativa, exige bastante compromisso e dedicação, mas é importante sempre lembrar da primeira dica: acreditar no seu potencial e lembrar que isso faz parte da realização de um sonho!


Você também pode gostar

Emenda Constitucional e Revisão Constitucional Você sabe a diferença entre Emenda Constitucional e Revisão Constitucional? Atualmente, a única possibilidade de alteração formal da Constituição é mediante emenda constitucional. A proposta de emenda constitucional é discutida e votada em cada...
Princípios da Administração Pública Os princípios da Administração Pública, como o próprio conceito da palavra exprime, são as diretrizes a serem seguidas por cada ramo do direito. O estudo e a compreensão do alcance dos mesmos é essencial para o concurseiro realizar uma boa prova. ...
Motivação para passar em Concursos Públicos Motivação A motivação é o principal combustível para os estudos. Sem ela, nossa vontade de estudar simplesmente deixa de existir. Seguem algumas dicas para mantê-lo motivado na preparação para Provas de Concurso. Mantenha o foco Mantenha-se focado...
Como estudar a Lei Seca – Parte 2 Uns dos desafios mais difíceis enfrentados pelos concurseiros, certamente é a leitura da lei seca. Por ser um texto muitas vezes difícil de interpretar até pelos doutrinadores e ser uma leitura cansativa, os estudantes costumam deixar essa parte impo...
Tipologia textual – Tipos textuais Descrição, Narração e Dissertação Agora, vamos compreender sobre Tipologia textual, e os 3 tipos textuais mais importantes e usados: descrição, narração e dissertação. Veremos o essencial da Tipologia textual, noções que são cobradas nas provas. O que é Tipologia Textual? São as c...

1 comentário

Deixe uma resposta