Como estudar para a semana de provas?

Diego Monteiro atualmente é servidor público em Brasília e escreve sobre vários temas para concurso público. Já foi aprovado para diversos cargos e no Exame da OAB.

Se você cursa ou já cursou a faculdade, deve saber como a semana de provas é exaustiva e exige muita disposição do aluno. Geralmente durante a semana nos questionamos como tanta matéria ficou acumulada, como fazer para aprender tanto em pouco tempo e como vencer o cansaço, tendo tantas provas seguidas.

Aqui vão algumas dicas para deixar a semana de provas mais produtiva:
O preparo para a semana de provas começa muito antes dela.

O aluno deve ter ciência de que o conteúdo de cada matéria não deve ser aprendido para uma prova, e sim ao longo do bimestre. Portanto, o primeiro passo é a organização do que é visto em sala de aula; anotar todas explicações do professor, não apenas o que ele escreve no quadro e grava os áudios das aulas são dicas importantes para não perder nada da matéria.

Como esse conteúdo será estudado em casa?

O estudante deve ter consciência de que ver a matéria uma única vez na sala de aula não faz com que este aprenda e absorva-a completamente, de forma que deve repassar a matéria em casa e fazer revisões periódicas. A dica é fazer uma revisão em até 24 horas depois da matéria ter sido vista, uma revisão 7 dias depois, outra 15 dias depois e, por mim, um mês depois. Em casa, com mais tempo, o aluno pode separar dúvidas não percebidas em sala de aula e complementar seu material com outros que achar na internet (sempre tomando o devido cuidado com a fonte do que pesquisa).

Revise e pratique!

Nas revisões periódicas, a realização de questões é importante para medir a fixação do conteúdo visto. Salve as questões mais importantes para revisar na semana de provas!
Se algum trabalho foi passado em sala de aula, faça-o o quanto antes.

O aluno tende a procrastinar e deixar seus trabalhos para o limite máximo de prazo, o que costuma atrapalhar seus estudos para a semana de provas. O planejamento é essencial para todo o semestre.

Programa-se e faça um cronograma 

Estando preparado para a semana de provas, ela já não será tão estressante quanto antes. Dessa forma, faça um cronograma do número de horas para estudar cada disciplina de acordo com o dia da sua prova e o nível de dificuldade da matéria.

Não se prenda à apenas um método de estudo

O método de estudo na semana de provas pode variar: resumos, resolução de questões, videoaulas no youtube, livros (físicos ou em pdf). O ideal é você descobrir quais métodos são mais efetivos para você, e nunca estudar por um só, de forma a treinar o aprendizado ouvindo, escrevendo ou falando.

Estudar em grupo?

Grupos de estudos podem render bons resultados, mas também podem atrapalhar seus estudos. Caso tenha essa opção, selecione integrantes que estejam tão comprometidos quanto você e estabeleçam as regras do grupo. Qual a frequência das reuniões? O conteúdo será estudado antes e debatido conjuntamente? Cada um fica responsável por elaborar o resumo de uma matéria?

Fique calmo!

Não fique ansioso durante a semana de provas! Planejando-se com antecedência, tenha certeza de que está fazendo seu melhor e não há motivo para desespero. Boas noites de sono, um bom preparo físico e uma alimentação de qualidade são, também, muito importantes para um bom desempenho do aluno!


Você também pode gostar

Como elaborar resumos Sabe-se que para o estudo ser completo, devemos ativar mais de um dos nossos sentidos durante todo ele. Dessa forma, mesmo que a leitura seja atenta, é muito importante escrevermos o que estudamos para ter uma maior absorção do conteúdo. Mas a grande...
Como estudar no fim do ano Com o período de férias e festas de fim de ano, muitos estudantes perguntam-se: como estudar no fim do ano? Seria necessário fazer uma pausa ou o certo seria continuar estudando? Aqui estão algumas dicas para você não perder tempo do seu estudo, mas ...
Princípio da inalterabilidade contratual lesiva O princípio da inalterabilidade contratual lesiva também está expresso no artigo 468 da CLT. O que é Princípio da inalterabilidade Nos contratos individuais de trabalho só é permitido a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento. ...
Regime de bens no casamento – Direito de família Breve histórico sobre Regime de bens no casamento No Código Civil de 1916 a família era exclusivamente constituída pelo matrimonio. O casamento era indissolúvel, levando a uma união plena de vida e de patrimônio. O regime legal era o da comunhão...
Melhore o desempenho em provas de Concurso Concorrer uma vaga em Concurso Público exige muito estudo e disciplina. Há casos em que os candidatos tentam por vários anos até atingirem o grande objetivo da aprovação. Uma boa preparação é o melhor caminho para quem quer melhorar o seu desempen...

Deixe uma resposta