Como organizar sua mesa de estudos

Diego Monteiro atualmente é servidor público em Brasília e escreve sobre vários temas para concurso público. Já foi aprovado para diversos cargos e no Exame da OAB.

Muitas vezes passamos grande tempo na frente de nossa mesa de estudos, mas sentimos que não aproveitamos o tempo da forma que deveríamos. As dicas de hoje são de como organizar sua mesa de estudos de forma a melhorar o rendimento e evitar a procrastinação nesse tempo de dedicação.

Deixe apenas o necessário

Tire todos os objetos que possam causar distração, atrapalhar seus estudos ou que só estão ocupando espaço. É um bom momento para aproveitar e fazer uma limpeza nas gavetas tirando todos os materiais que não estão sendo usados da sua mesa de estudos! Para não perder materiais e achá-los com maior facilidade, procure organizá-los em pastas com etiquetas nomeando-as. Nessa hora, é importante tirar o celular ou, pelo menos, desativar a internet para evitar a procrastinação.

Hidrate-se!

É muito importante manter uma garrafinha de água cheia durante todo período que for estudar. Isso evita pausas desnecessárias durante o estudo. Evite levar comidas para sua mesa, já que tendemos a comer muito mais enquanto estamos distraídos, o que não há problema com a água!

Objetos essenciais para o estudo

Alguns objetos precisam estar na sua mesa de estudos para ele ser completo e produtivo, como uma agenda (muito importante para conseguir conciliar a vida pessoal e os estudos); livros de consulta; itens de papelaria em geral para fazer anotações e o cronograma de estudos dia.
Antes de começar a estudar liste todos itens que você precisa ter por perto para não desviar do seu foco!
Um relógio ou um cronômetro podem ser interessantes para marcar seu tempo de estudos, acompanhar o cumprimento de metas e saber a hora certa de pausar!

Usar ou não o computador?

O computador pode ser um grande aliado na hora dos estudos, quando tratamos de pesquisas rápidas, resolver questões de concurso (resolva aqui de graça) , assistir alguma vídeo aula, ler arquivos em pdf ou até mesmo para fazer seus próprios resumos. É essencial, nessa hora, ser sincero consigo mesmo e analisar se o computador vai te ajudar ou atrapalhar.

Mantenha uma boa iluminação

A luz natural é preferível para os estudos, mas na falta dela uma luminária na sua mesa de estudos substitui muito bem! A boa iluminação evita que você force muito os olhos na leitura e desenvolva uma dor de cabeça em virtude disso.

Motive-se!

Sua mesa de estudos é um ótimo lugar para cercar de energias positivas e muita motivação. No caminho da aprovação, não é apenas o seu estudo que contará, mas a forma que você fará isso; manter-se inspirado e motivado, mentalizando seus objetivos, deixa a caminhada muito mais agradável e o estudo rende muito mais.

Sem dor nas costas

A cadeira que ficará junto da sua mesa de estudos é uma importante escolha e que, muitas vezes, os estudantes não se preocupam tanto. A altura e o encosto Ideal da cadeira evitam dores no pescoço e dores nas costas que muitas vezes não relacionamos às horas dedicadas aos estudos. Por isso, procure uma cadeira que lhe sirva bem nesses quesitos e lembre-se de manter a postura sempre reta.


Você também pode gostar

Melhores Nootrópicos – Lista atualizada dos suplementos cerebrais Imagine se houvesse algo capaz de tornar o seu cérebro mais rápido, aumentando a sua capacidade de concentração e potencializando seu alcance de memória? Esse é a função dos melhores nootrópicos. Pois bem, você com certeza já buscou esses méto...
Princípio da intangibilidade salarial – O que é? De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, o Princípio da intangibilidade salarial confere ao salário diversas garantias jurídicas, visto que este possui natureza alimentar. O que é Princípio da intangibilidade salarial? A intangibilidade s...
Conceito de Estado Hoje vamos estudar sobre o conceito de Estado, que é um ente personalizado, apresentando-se exteriormente, nas relações internacionais com outros Estados soberanos, e, internamente, como pessoa jurídica de direito público capaz de adquirir direitos e...
Crase regras e uso correto do acento grave Crase significa fusão, junção. Sendo o nome que se dá à contração da preposição "a". Não se deve decorar a regra, principalmente a da crase, basta entender o processo e sua estrutura. Veja tudo sobre . Conceito de crase Crase é a fusão de duas voga...
Classificação dos Órgãos Públicos Há inúmeras classificações dos Órgãos Públicos, entretanto a mais utilizada é a de Hely Lopes Meirelles, a seguir vamos abordar cada um. Sobre suas Posições, Estruturas, Situação e Função. Posição estatal Posição estatal, é a posição ocupada pelos ...

Deixe uma resposta