Questões de Matemática da INEP do ENEM

Pesquise questões do ENEM nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Matemática da INEP do ENEM

#Questão 849884 - Matemática, Geometria Plana, INEP, 2011, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

No labirinto em um parque de diversões, representado pela malha quadriculada, encontram-se sete crianças: Ana, Carol, Samanta, Denise, Roberta, Eliana e Larissa, representadas por pontos, identificados pela letra inicial do nome de cada uma delas. A malha é formada por quadrados, cujos lados medem 1 cm.



Considere que cada criança pode se deslocar apenas na direção vertical ou horizontal dentro do labirinto. Desse modo, Ana encontra-se equidistante de Samanta e de

#Questão 849885 - Matemática, Funções, INEP, 2011, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

O equilíbrio na conta dos saltos


A expressão desenvolvida por cientistas ingleses relaciona as variáveis que influem na altura dos sapatos femininos.

Tal expressão é dada por , onde A é a altura do salto, Q é um coeficiente e T o tamanho do sapato. O coeficiente Q depende de diversas variáveis, entre as quais, o impacto que o salto deve provocar nas pessoas que o vejam em uso, que pode valer de zero a 1.

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br. Acesso em: abr. 2010 (adaptado).


Júlia construiu corretamente o gráfico que revela o desenvolvimento da função citada no texto, considerando o coeficiente Q = 1.


Dos gráficos apresentados, fora de escala, qual foi o construído por Júlia?

#Questão 849886 - Matemática, Aritmética e Problemas, INEP, 2011, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Em uma fábrica de bebidas, a máquina que envasa refrigerantes é capaz de encher 150 garrafas de 2 L a cada minuto e funcionar ininterruptamente durante 8 horas por dia.


Para atender uma encomenda de 198 000 garrafas de 2 L, a máquina é colocada para funcionar todos os dias, a partir do dia 10, sempre das 8 h às 16 h.


A máquina terminará essa tarefa no dia

#Questão 849887 - Matemática, Análise de Tabelas e Gráficos, INEP, 2011, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Uma universidade decidiu promover uma coleta de informações que fornecesse dados para implementar ações destinadas à recuperação de estudantes que consumiam drogas no campus, cujo objetivo era reabilitar os usuários. O resultado dessa coleta é apresentado no quadro:



A universidade tinha como objetivo que o programa atingisse, no mínimo, metade dos usuários de drogas. No entanto, antes de verificar os dados da coleta, decidiu que abriria um grupo de apoio apenas para estudantes que consumissem mais de dois tipos diferentes de droga.


De acordo com as informações anteriores, a universidade atingiu seu objetivo?

#Questão 849888 - Matemática, Ângulos - Lei Angular de Thales, INEP, 2011, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Em uma sala de aula, três alunos resolveram fazer uma brincadeira de medição. Cada um escolheu um objeto próprio para medir o comprimento da lousa. O primeiro foi até a lousa e, usando o comprimento de um livro, verificou que era possível enfileirar 13 deles e ainda sobrava um pequeno espaço igual à metade do comprimento do livro. O segundo pegou seu lápis e começou a medir a lousa. No final, percebeu que esse comprimento era igual a 20 lápis. O terceiro, para economizar tempo, pegou uma régua graduada e mediu o comprimento do livro que o colega havia usado, obtendo 28 cm.


Com base nessas informações, qual é a medida mais aproximada do comprimento do lápis?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis