Questões sobre Aritmética e Problemas do ENEM

Pesquise questões do ENEM nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aritmética e Problemas do ENEM

#Questão 851995 - Matemática, Aritmética e Problemas, INEP, 2012, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

A resistência mecânica S de uma viga de madeira, em forma de um paralelepípedo retângulo, é diretamente proporcional à sua largura (b) e ao quadrado de sua altura (d) e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os suportes da viga, que coincide com o seu comprimento (x), conforme ilustra a figura. A constante de proporcionalidade k é chamada de resistência da viga.


A expressão que traduz a resistência S dessa viga de madeira é

#Questão 852012 - Matemática, Aritmética e Problemas, INEP, 2012, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

José, Carlos e Paulo devem transportar em suas bicicletas uma certa quantidade de laranjas. Decidiram dividir o trajeto a ser percorrido em duas partes, sendo que ao final da primeira parte eles redistribuiriam a quantidade de laranjas que cada um carregava dependendo do cansaço de cada um. Na primeira parte do trajeto José, Carlos e Paulo dividiram as laranjas na proporção 6 : 5 : 4, respectivamente. Na segunda parte do trajeto José, Carlos e Paulo dividiram as laranjas na proporção 4: 4 : 2, respectivamente.

Sabendo-se que um deles levou 50 laranjas a mais no segundo trajeto, qual a quantidade de laranjas que José, Carlos e Paulo, nessa ordem, transportaram na segunda parte do trajeto?

#Questão 852021 - Matemática, Aritmética e Problemas, INEP, 2012, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

Um biólogo mediu a altura de cinco árvores distintas e representou-as em uma mesma malha quadriculada, utilizando escalas diferentes, conforme indicações na figura a seguir.



Qual é a árvore que apresenta a maior altura real?

#Questão 852022 - Matemática, Aritmética e Problemas, INEP, 2012, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a participarem de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos da casa. O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido por qual personagem e em qual cômodo da casa o objeto foi escondido.
Todos os alunos decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta. As respostas devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno não pode ser sorteado mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a brincadeira é encerrada.

O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há

#Questão 852202 - Matemática, Aritmética e Problemas, INEP, 2011, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia



De acordo com essas informações, qual a previsão mais aproximada para o consumo de café em 2010?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis