Questões de Geografia da INEP do ENEM

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Listagem de Questões de Geografia da INEP do ENEM

#Questão 851297 - Geografia, Meio Ambiente na Geografia, INEP, 2016, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

         

Conforme a análise do documento cartográfico, a área de concentração das usinas de dessalinização é explicada pelo(a)

#Questão 851316 - Geografia, Cartografia, INEP, 2016, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

A ONU faz referência a uma projeção cartográfica em seu logotipo. A figura que ilustra o modelo dessa projeção é:

#Questão 851317 - Geografia, Geografia Econômica, INEP, 2016, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

Dentro das atuais redes produtivas, o referido bloco apresenta composição estratégica por se tratar de um conjunto de países com

#Questão 850549 - Geografia, População, INEP, 2016, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

TEXTO I


Entre os anos 1931 e 1935, o crescimento da imigração judaica para a Palestina foi exponencial, passando de 4 000 imigrantes/ano em 1931 para mais de 60 000 em 1935. Em vinte anos, a população judaica havia passado de menos de 10% para mais de 30% da população local.

GATTAZ, A. A Guerra da Palestina. São Paulo: Usina do Livro, 2002.


TEXTO II


Um estado semi-independente sob controle britânico foi a fórmula que a Grã-Bretanha usou para a administração das áreas que tomara do império turco. A exceção foi a Palestina, que eles administraram diretamente, tentando em vão conciliar promessas feitas aos judeus sionistas, em troca de apoio contra a Alemanha, e aos árabes, em troca de apoio contra os turcos.

HOBSBAWN, E. Era dos extremos. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.


Nos trechos, são tematizados o destino de um território no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. A orientação da política britânica relativa a essa região está indicada na

#Questão 850550 - Geografia, População, INEP, 2016, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

A teoria da democracia participativa é construída em torno da afirmação central de que os indivíduos e suas instituições não podem ser considerados isoladamente. A existência de instituições representativas em nível nacional não basta para a democracia; pois o máximo de participação de todas as pessoas, a socialização ou “treinamento social” precisa ocorrer em outras esferas, de modo que as atitudes e as qualidades psicológicas necessárias possam se desenvolver. Esse desenvolvimento ocorre por meio do próprio processo de participação. A principal função da participação na teoria democrática participativa é, portanto, educativa.

PATEMAN, C. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.


Nessa teoria, a associação entre participação e educação tem como fundamento a

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