Questões de Educação Artística do ENEM

Pesquise questões do ENEM nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística do ENEM

#Questão 851052 - Educação Artística, Interpretação de Textos, INEP, 2016, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

                 

TEXTO II

      A existência dos homens criadores modernos é muito mais condensada e mais complicada do que a das pessoas dos séculos precedentes. A coisa representada, por imagem, fica menos fixa, o objeto em si mesmo se expõe menos do que antes. Uma paisagem rasgada por um automóvel, ou por um trem, perde em valor descritivo, mas ganha em valor sintético. O homem moderno registra cem vezes mais impressões do que o artista do século XVIII.

                                        LEGÉR, F. Funções da pintura. São Paulo: Nobel, 1989

A vanguarda europeia, evidenciada pela obra e pelo texto, expressa os ideais e a estética do

#Questão 851207 - Educação Artística, Interpretação de Textos, INEP, 2016, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

A principal razão pela qual se infere que o espetáculo retratado na fotografia é uma manifestação do teatro de rua é o fato de

#Questão 851235 - Educação Artística, Modernismo: Tendências contemporâneas, INEP, 2016, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

Colcha de retalhos representa a essência do mural e convida o público a

#Questão 851219 - Educação Artística, Interpretação de Textos, INEP, 2016, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

                

      A origem da obra de arte (2002) é uma instalação seminal na obra de Marilá Dardot. Apresentada originalmente em sua primeira exposição individual, no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, a obra constitui um convite para a interação do espectador, instigado a compor palavras e sentenças e a distribuí-las pelo campo. Cada letra tem o feitio de um vaso de cerâmica (ou será o contrário?) e, à disposição do espectador, encontram-se utensílios de plantio, terra e sementes. Para abrigar a obra e servir de ponto de partida para a criação dos textos, foi construído um pequeno galpão, evocando uma estufa ou um ateliê de jardinagem. As 1 500 letras-vaso foram produzidas pela cerâmica que funciona no Instituto Inhotim, em Minas Gerais, num processo que durou vários meses e contou com a participação de dezenas de mulheres das comunidades do entorno. Plantar palavras, semear ideias é o que nos propõe o trabalho. No contexto de Inhotim, onde natureza e arte dialogam de maneira privilegiada, esta proposição se torna, de certa maneira, mais perto da possibilidade.

           Disponível em: www.inhotim.org.br. Acesso em: 22 maio 2013 (adaptado)

A função da obra de arte como possibilidade de experimentação e de construção pode ser constatada no trabalho de Marilá Dardot porque

#Questão 851581 - Educação Artística, Sintaxe, INEP, 2014, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia



Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por Iotti no intertexto. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis