Questões Concurso USP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso USP

#Questão 1070092 - Sociologia, , FUVEST, 2022, USP, Professor - Sociologia

Expondo a teoria de Raewyn Connell, Giddens (2005) afirma que as sociedades — entenda-se, as sociedades capitalistas, pelo menos — estão organizadas sob um princípio básico e estruturante: a dominação dos homens sobre as mulheres. A partir disso, estabelece-se uma hierarquia de gênero na qual existe:

#Questão 1070093 - Sociologia, , FUVEST, 2022, USP, Professor - Sociologia

Segundo Guimarães (1999), qual dos argumentos a seguir faz parte do rol de razões apontadas no debate público contra a adoção, pelo Estado brasileiro, de ações afirmativas destinadas à população negra? 

#Questão 1070094 - Sociologia, , FUVEST, 2022, USP, Professor - Sociologia

“De fato, não há nenhuma espontaneidade visível na cor da pele, no formato do nariz, na espessura dos lábios ou dos cabelos, ou mais fácil de ser discriminado nesses traços do que em outros, como o tamanho dos pés, a altura, a cor dos olhos ou a largura dos ombros. Tais traços só têm significação no interior de uma ideologia que cria os fatos ao relacioná-los uns aos outros, e apenas por causa disso funcionam como critérios e marcas classificatórios” (Guimarães, 1999, p. 47). Ao fazer tal afirmação, a qual teoria, especificamente, Guimarães está se opondo?

#Questão 1070095 - Sociologia, , FUVEST, 2022, USP, Professor - Sociologia

Guimarães (1999, p. 13) defende a tese de que “Raça é um conceito que não corresponde a nenhuma realidade natural. Trata-se, ao contrário, de um conceito que denota tão somente uma forma de classificação social, baseada em uma atitude negativa frente a certos grupos sociais, e informada por uma noção específica de natureza, como algo endodeterminado. A realidade das raças limita-se, portanto, ao mundo social.” Dessa definição do conceito de raça, Guimarães conclui que:

#Questão 1070096 - Sociologia, , FUVEST, 2022, USP, Professor - Sociologia

Dubar (2005) analisa como vários autores entendem o processo de socialização dos sujeitos; um deles é Pierre Bourdieu. Segundo Dubar, o principal conceito de Bourdieu para explicar o processo de socialização é aquele de habitus. Dubar destaca que o habitus age tanto no sentido de reproduzir uma forma de socialização herdada quanto para transformar essa socialização. Isto porque o habitus:    

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis