Questões Concurso Universidade Federal do Espírito Santo - ES (UFES/ES)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Universidade Federal do Espírito Santo - ES (UFES/ES)

NÃO se relaciona(m) diretamente à Ergonomia

Faz parte dos cuidados de enfermagem orientar a técnica de preparação, aplicação e armazenamento da insulina. Sobre esses cuidados, analise as afirmativas abaixo e empregue V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) Os frascos de insulinas lacrados precisam ser mantidos refrigerados, entre 2°C e 8°C e depois de abertos, os frascos podem ser mantidos em temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C ou também em refrigeração, entre 2°C e 8°C, para minimizar a dor no local da injeção.

( ) Após um mês do início do uso, a insulina perde sua potência, especialmente se mantida fora da geladeira. Por isso, é importante orientar que o usuário ou seu responsável anote a data de abertura no frasco.

( ) Após o uso, a seringa para aplicação da insulina não deve ser reutilizada, mesmo que pela mesma pessoa.

( ) Em caso de combinação de dois tipos de insulina, deve-se aspirar primeiro a insulina de ação curta ou regular para que o frasco não se contamine com a insulina de ação intermediária (NPH).

( ) É importante mudar sistematicamente o local de aplicação de insulina, de modo a manter uma distância mínima de 1,5 cm entre cada local de injeção, por isso, é importante orientar o paciente ou seu responsável para organizar um esquema de administração que previna reaplicação no mesmo local, e assim prevenir a ocorrência de lipodistrofia.

A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

A verificação dos sinais vitais são uma forma rápida e eficiente de monitorar as condições de um paciente ou de identificar seus problemas e de avaliar sua resposta à intervenção. Sobre os sinais vitais, analise as afirmativas abaixo:

I. A febre é um mecanismo de defesa corporal normal.

II. A avaliação respiratória inclui aferição para determinar a eficácia da ventilação, da perfusão e da difusão da oxigenação.

III. Diversas variáveis hemodinâmicas contribuem para determinar a pressão arterial.

IV. Alterações em um sinal vital não influenciam as características de outros sinais vitais.

Está CORRETO o que se afirma em

Sobre processos infecciosos, analise as afirmativas abaixo, empregando V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) Bacteremia é a presença de bactérias na corrente sanguínea, comprovada por meio de exames laboratoriais.

( ) Virulência é a condição em que o hospedeiro interage fisiológica e imunologicamente com um microrganismo.

( ) Colonização é a presença de microrganismos no interior ou na superfície corporal de um hospedeiro, sem interferência ou interação com o hospedeiro e sem provocar sintomas nele.

( ) Período de incubação é o intervalo de tempo entre o contato com o microrganismo e o aparecimento dos sinais e sintomas da doença.

( ) Latência é o intervalo de tempo entre o contato com o microrganismo e o aparecimento dos sinais e sintomas da doença.

A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

De acordo com o “Manual de Recomendações para o controle da Tuberculose no Brasil”, do Ministério da Saúde, analise as afirmativas a seguir, e empregue V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) O Profissional de Saúde com sinais ou sintomas compatíveis com tuberculose deve procurar auxílio médico e ser submetido aos exames laboratoriais e ao Raio-X de tórax. Em caso de suspeita de tuberculose pulmonar, o profissional deve permanecer afastado das suas atividades até que a suspeita de tuberculose seja excluída ou que o profissional de saúde seja considerado não infectante.

( ) Os sintomas mais comuns da tuberculose pulmonar são tosse persistente produtiva com muco e eventualmente sangue, febre, sudorese noturna e emagrecimento.

( ) O paciente que retorna ao sistema de saúde, após abandono do tratamento para tuberculose, deve ter a reintrodução imediata ao tratamento antiTB básico.

( ) A busca ativa do sintomático respiratório tem sido uma estratégia recomendada nacionalmente com o objetivo de identificar precocemente pessoas com tosse por tempo igual ou superior a quatro semanas e deve ser realizada anualmente pelos serviços de saúde.

( ) A baciloscopia direta do escarro é o método principal de diagnóstico da tuberculose pulmonar, por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos.

A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis