Questões Concurso UERJ

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Listagem de Questões Concurso UERJ

#Questão 927063 - Libras, Educação dos Surdos, UERJ, 2023, UERJ, 2023 - UERJ - Tradutor e Intérprete de Libras

A pedagogia visual é uma área do conhecimento que procura acompanhar os avanços tecnológicos e sociais, estando atenta às tendências da chamada sociedade da visualidade. As pessoas surdas são essencialmente visuais e, para que o aluno surdo apreenda com sucesso os conceitos ensinados, é necessário utilizar: 

#Questão 927064 - Libras, Educação dos Surdos, UERJ, 2023, UERJ, 2023 - UERJ - Tradutor e Intérprete de Libras

Entre os princípios que o tradutor/intérprete de Libras e língua portuguesa precisa ter para exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos de acordo com a lei nº 12.319/2010, encontra(m)-se: 

#Questão 927065 - Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, UERJ, 2023, UERJ, 2023 - UERJ - Tradutor e Intérprete de Libras

Uma das formas de comunicação da pessoa surdocega ocorre mediante a percepção tátil das vibrações produzidas durante o ato de falar. Nesse sistema de comunicação, a pessoa surdocega posiciona a mão em ‘’L’’, de forma que o polegar fique próximo aos lábios enquanto o dedo indicador encosta na face, enquanto os demais dedos ficam em contato com o queixo/pescoço. Esse sistema de comunicação denomina-se: 

#Questão 927066 - Libras, Educação dos Surdos, UERJ, 2023, UERJ, 2023 - UERJ - Tradutor e Intérprete de Libras

De acordo com Quadros (2019), na gestão de um espaço de ensino bilíngue, é imprescindível a participação de um agente atuando no planejamento pedagógico e contribuindo para a formação da identidade surda a partir das necessidades dos próprios surdos sobre o ensino-aprendizagem na relação com os demais colegas. Esse agente é o: 

#Questão 927067 - Libras, Educação dos Surdos, UERJ, 2023, UERJ, 2023 - UERJ - Tradutor e Intérprete de Libras

A história da educação dos surdos se divide em três abordagens educacionais. A primeira defende o tratamento da deficiência auditiva com o acompanhamento fonoaudiólogo e se opõe ao uso da língua de sinais. A segunda não leva em consideração o meio pelo qual a pessoa surda irá se comunicar e utiliza-se do português sinalizado. A terceira se preocupa com a aquisição da Libras como primeira língua e defende que a língua de sinais deve ser a língua de instrução, sendo a língua portuguesa, sua segunda língua. Essas abordagens, respectivamente, são denominadas: 

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