Questões Concurso Tribunal Superior do Trabalho (TST) (2ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Tribunal Superior do Trabalho (TST) (2ª edição)

Considere que o TST tenha uma infraestrutura de monitoramento com telas de TV projetando imagens de pontos estratégicos. Mas, quando a ferramenta de monitoramento indica uma falha, não há um processo que determina as ações a serem acionadas. Um Analista

Com base em determinados requisitos para elaborar um projeto de arquivos, um Programador entendeu que haveria muita consulta aos dados, todavia pouca atualização. Nessa situação, a fim de agilizar as consultas, a opção mais adequada é projetar uma forma de organização de dados

De acordo com o COBIT 5, as quatro dimensões comuns dos habilitadores são Partes Interessadas, Metas, Ciclo de Vida e Boas Práticas. As metas ainda podem ser divididas nas categorias I, II e III, conforme abaixo.

I. define quanto os habilitadores e seus resultados cumprem sua meta levando-se em consideração a situação em que operam, como, por exemplo: os resultados devem ser pertinentes, completos, atuais, apropriados, consistentes, compreensíveis e fáceis de usar.

II. define quanto os habilitadores e seus resultados são disponíveis e seguros, por exemplo: os habilitadores estão disponíveis quando, e, se necessário; o acesso aos resultados é restrito a quem de direito e deles precisar.

III. define o quanto os habilitadores trabalham de forma precisa, objetiva e produzem resultados exatos, objetivos e confiáveis.

As categorias I, II e III são, correta e respectivamente:

A cascata de objetivos do COBIT 5 traduz as necessidades das partes interessadas em objetivos de TI, objetivos corporativos e metas de habilitador. Os objetivos de TI são estruturados de acordo com as dimensões do Balanced Scorecard − BSC. Um Analista de Suporte foi solicitado a elencar dois objetivos de TI para cada dimensão do BSC. Os objetivos listados pelo Analista foram:

I. Equipes de TI e de negócios motivadas e qualificadas.

II. Gestão de risco organizacional de TI.

III. Entrega de programas fornecendo benefícios, dentro do prazo, orçamento e atendendo requisitos.

IV. Alinhamento da estratégia de negócios e de TI.

V. Prestação de serviços de TI em consonância com os requisitos de negócio.

VI. Uso adequado de aplicativos, informações e soluções tecnológicas.

VII. Conhecimento, expertise e iniciativas para inovação dos negócios.

VIII. Segurança da informação, infraestrutura de processamento e aplicativos.

Com base nos objetivos listados,

Considere, por hipótese, que o Tribunal Superior do Trabalho − TST adote as melhores práticas de governança e gestão de TI do COBIT 5. Os processos abaixo estão sendo avaliados segundo a escala de 6 níveis de capacidade de processos do COBIT e encontram-se na seguinte situação:

I. Processo “Aprimoramento da gestão de serviços de TIC”: o processo atingiu seu objetivo, é controlado e agora é implementado utilizando um processo definido capaz de atingir seus resultados.

II. Processo “Aprimoramento da gestão orçamentária de TIC”: o processo atingiu seu objetivo e já é implementado de forma administrativa (planejado, monitorado e ajustado); seus produtos de trabalho são adequadamente estabelecidos, controlados e mantidos.

III. Processo “Aprimoramento da gestão de projetos”: o processo não atingiu seu objetivo, pois há pouca ou nenhuma evidência de qualquer atingimento sistemático do objetivo definido para ele.

IV. Processo “Aprimoramento da gestão de riscos de TIC”: este processo é previsível e continuamente melhorado visando o atingimento dos objetivos corporativos do TST, atuais e previstos.

Um Analista de Sistemas afirma, corretamente, que o processo

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis