Listagem de Questões Concurso TST
Uma mulher de 44 anos, consumidora de etanol há mais de 5 anos, tem história de vários episódios de ingestão abusiva, acompanhados de tolerância e de pequenos períodos de tentativa de retirada do álcool, os quais sempre vêm associados a crises de abstinência. Atualmente mora sozinha e não está conseguindo se manter nos empregos; tem uma filha adolescente que recusa o seu contato e que mora com o pai. Na última internação, essa paciente apresentou desnutrição, anormalidades locomotoras, disfunção cerebelar e deficit leve de memória.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
A presença de uma tríade de sinais e sintomas é indicativo da síndrome de Wernicke-Korsakoff.
O quadro clínico apresentado no texto pode ser corretamente descrito como embriaguez ou distúrbio de abuso do álcool.
O tratamento de pacientes que apresentam o quadro descrito deve ser feito com a retirada gradativa do álcool, a suspensão da dieta e a administração oral de tiamina.
Acerca do câncer genital feminino, julgue os itens a seguir.
A radioterapia pode ser uma das modalidades escolhidas para o tratamento do câncer de colo de útero. Entretanto, complicações desse tratamento incluem perda da função ovariana, disfunções sexual, gastrintestinal ou vesical e fístulas retovaginais e(ou) vesicovaginais.
Uma mulher de 43 anos de idade, com história de trombose venosa profunda em membro inferior, necessita receber orientação quanto aos cuidados domiciliares. Realiza atividades independentes e mora sozinha com dois filhos menores de cinco anos. Ficou internada por cinco dias, quando, então, recebeu heparina não-fracionada por infusão intravenosa contínua. Tendo recebido alta, deverá dar continuidade à terapia medicamentosa instituída para uso oral.
Julgue os itens a seguir, considerando a situação hipotética apresentada e as características do cuidado domiciliar.
Deve-se orientar a paciente mencionada quanto à necessidade de seguir o regime terapêutico corretamente e esclarecer que qualquer falha na continuidade do medicamento deve ser comunicada à equipe de cuidado domiciliar.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}