Questões Concurso Tribunal de Contas da União (TCU)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Tribunal de Contas da União (TCU)

Em cada um dos itens de 128 a 135, é apresentada uma situação hipotética acerca de redes de computadores, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Analisando minuciosamente todos os segmentos TCP que trafegam entre dois hosts da rede em determinado período de tempo, um analista identificou um conjunto de flags empregados no cabeçalho das mensagens de controle. No conjunto de todos os segmentos analisados, os únicos flags que foram encontrados setados pelo analista foram: SYN, ACK, RST e FIN. Nessa situação, é correto o analista concluir que houve estabelecimento e encerramento de conexões entre esses dois hosts e que outros flags de controle passíveis de serem usados no TCP não foram empregados na comunicação entre os dois computadores, durante o período analisado.

Em cada um dos itens de 128 a 135, é apresentada uma situação hipotética acerca de redes de computadores, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um administrador de rede, ao orientar um usuário com dificuldades na configuração de endereçamento IP de sua estação de trabalho, informou-o que os números binários que correspondem à máscara de sub-rede e ao endereço IP da estação de trabalho são ambos números de 32 bits e que a identificação da estação de trabalho do usuário na rede é obtida por meio de uma operação booleana AND entre cada bit da máscara e cada bit correspondente ao endereço IP da estação de trabalho.

A infra-estrutura de tecnologia da informação e comunicação de determinada organização pública federal é formada por um parque de hosts e estações de trabalho que usam sistemas operacionais Windows XP e Linux (diversas distribuições) e que adotam tecnologias, protocolos e serviços diversos. Visando diagnosticar possíveis falhas e visando à melhoria desse ambiente, essa organização contratou dois grupos de especialistas em análise de redes e sistemas computacionais, que trabalharam, ora de forma isolada, ora de forma integrada, com o objetivo de analisar e detectar fenômenos dentro dessa infra-estrutura.

Nos itens de 121 a 127, são apresentadas informações adicionais à situação hipotética acima, seguidas de uma assertiva a ser julgada.

O administrador da rede reclamou eventual ocorrência de conflitos de endereçamento IP entre computadores da rede. Nessa situação, o analista deve orientá-lo no sentido de que, em uma rede com mais de um servidor DHCP, os escopos dos servidores podem se sobrepor, e que, se for esse o caso, podem acontecer situações nas quais os servidores aloquem endereços a partir de um mesmo conjunto de endereços. Em decorrência disso, diferentes clientes podem receber um mesmo endereço, se não houver um mecanismo que detecte conflitos.

Em cada um dos itens de 128 a 135, é apresentada uma situação hipotética acerca de redes de computadores, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Em decorrência da manifestação, por parte do administrador, de que a rede da organização está sofrendo com problemas de roteamento, um analista avaliou minuciosamente o tráfego de pacotes, procurando identificar os protocolos de roteamento empregados. Com os dados de tráfego coletados, esse analista produziu um relatório que indicava apenas o fato de que estavam em uso, no interior da rede, os protocolos RIPv2 e OSPF. Um outro analista, após receber esse relatório, produziu um segundo relatório, no qual apontou o uso dos algoritmos de roteamento empregados pelos roteadores que implementam cada um dos protocolos indicados como origem dos problemas de roteamento na rede da organização. Nessa situação, o segundo analista agiu de modo tecnicamente correto, uma vez que protocolos de roteamento normalmente ditam quais algoritmos de roteamento são usados.

Em cada um dos itens de 128 a 135, é apresentada uma situação hipotética acerca de redes de computadores, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Durante avaliação do uso do protocolo SNMP na organização, um analista coletou o tráfego das Protocol Data Units (PDUs) na rede. Em várias dessas PDUs, o analista selecionou um conjunto de pacotes cujo número da porta de destino era 162. Nessa situação, com as informações contidas nesses pacotes selecionados, o analista consegue indicar corretamente onde se encontram em funcionamento as estações de gerência da rede e onde estão as instalações de RMON, já que os endereços de destino desses pacotes indicam onde se encontram os gerentes, enquanto os endereços de origem indicam onde estão instalados os RMON.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis