Questões Concurso TCE-AL

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TCE-AL

#Questão 1045313 - Programação, Java, COPEVE/UFAL, 2022, TCE-AL, Agente de Controle Externo - Ciências da Computação

Um analista de software foi contratado para desenvolver um sistema de informação para um posto de combustível. Tal sistema deve gerenciar três transações realizadas no posto: abastecimento, reposição de estoque e teste de qualidade dos combustíveis. Em termos de implementação, no momento de instanciar uma transação, deve-se informar, exclusivamente, um dos tipos de combustível possíveis, conforme ilustrado na hierarquia de classes.
Imagem associada para resolução da questão

Por essa razão, optou-se por implementar a classe “Transacao” utilizando o conceito de classe genérica (generics) da linguagem Java. Assinale a alternativa que descreve a solução adequada para especificar a classe genérica “Transacao”, de acordo com o problema apresentado.  

#Questão 1045314 - Programação, Java, COPEVE/UFAL, 2022, TCE-AL, Agente de Controle Externo - Ciências da Computação

O trecho de código ilustra a implementação de duas classes, “Classe1” e “Classe2”, realizada na linguagem de programação Java.

public class Classe1 {
               private final int att1 = 10;
               int metodo1() {
                             int var1 = 6;
                            class Classe2 {
                                          public int metodo2() {
                                                         return (var1+att1);
                                         }
                            }
                           Classe2 var2 = new Classe2();
                           return var2.metodo2();
              }


Sobre o trecho de código apresentado, considerando a Máquina Virtual Java (JVM) a partir de versão 1.8, é correto afirmar:

   O conceito de norma linguística desde sempre oscila entre uma perspectiva do normal e uma perspectiva do normativo. A primeira é de interesse da sociolinguística e das práticas descritivas da língua; a segunda é o foco de atenção da gramática normativa e das práticas prescritivas. Na sociedade brasileira contemporânea, no entanto, essa separação se torna cada vez mais instável e difusa, dando origem de fato a normas híbridas, em que se confundem prescrições tradicionais e representações do normativo por parte dos diferentes falantes. Nos processos sociais de tradução, essa hibridização fica patente nas diferentes normas que incidem sobre um texto traduzido desde sua produção pelo tradutor até sua impressão definitiva e chegada ao mercado. Entre esses dois polos, diversos agentes normativos interferem na tradução, muitas vezes em franca oposição às opções iniciais do tradutor.  
Disponível em: <https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/10546/1/ARTIGO_NormaLinguisticaHibridismo.pdf>. Acesso em: 27. ago. 2022.
Do ponto de vista semântico, é correto afirmar que


      As experiências de retorno às aulas durante os dois primeiros anos de enfrentamento à Covid-19, portanto período de 2020/2021, mostraram realidades distintas e permitem uma análise sobre medidas administrativas e decisões tomadas em meio a muitas incertezas e pânico. Em Taiwan (China), adotou-se estratégia anteriormente utilizada durante a pandemia do vírus H1N1, em 2009, ou seja, fechamentos temporários e localizados, baseados nas taxas de infecção locais, em conjunto com medidas de saúde e segurança no ambiente escolar (UNESCO, 2020).       Em Israel, as escolas fecharam em 13 de março e reabriram em 17 de maio de 2020. A partir de 26 de maio iniciou-se um surto de transmissão em massa, que forçou um novo fechamento de todas. As classes na primeira escola atingida tinham mais de trinta alunos e a maior parte dos alunos participavam de atividades extracurriculares (IPEA, 2020, p. 8). Já na Alemanha os principais jornais norte-americanos, entre estes o New York Times Journal (2021), tornaram públicas as suas práticas, onde as aulas se deram com observância do regime semipresencial a partir de setembro de 2020 em função da capacidade e habilidade em gerenciar a crise observando rigorosamente diretrizes da Organização Mundial da Saúde (ONU, 2021c) e diferenciais, tais como, testagem em massa com resultados rápidos para a Covid-19. A Inglaterra também adotou os protocolos sugeridos pela WHO (2020) de forma rigorosa, com ampla testagem e isolamento das turmas e famílias dos alunos em que a testagem identificou a presença do Coronavírus.  
Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/14239>. Acesso em: 29. ago. 2022.
A partir da leitura do texto, depreende-se que  

    Longa foi a agonia, longa e cruel, de uma crueldade minuciosa, fria, repisada, que me encheu de dor e estupefação. Era a primeira vez que eu via morrer alguém. Conhecia a morte de oitiva; quando muito a tinha visto já petrificada no rosto de algum cadáver, que acompanhei ao cemitério, ou trazia a ideia embrulhada nas amplificações de retórica dos professores de coisas antigas – a morte aleivosa de César, a austera de Sócrates, a orgulhosa de Catão. Todavia esse duelo do ser e do não ser, a morte em ação, dolorida, contraída, convulsa, sem aparelho político ou filosófico, a morte de uma pessoa amada, essa foi a primeira vez que a pude encarar. Não chorei; lembro-me de que não chorei.
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Petrópolis: Vozes, 2017. p. 73.
Das alternativas, assinale a correta.  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis