Questões Concurso SESAU/RO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SESAU/RO

#Questão 606345 - Medicina, Reumatologia, FUNRIO, 2017, SESAU/RO, Médico Reumatologista

Paciente de 68 anos, com perda ponderal de 5kg e febre baixa há 4 meses. Evoluiu com cefaleia bitemporal e dor em mandíbulas ao mastigar que começou há 1 mês e meio. Há 24 horas referindo “cegueira completa” em olho esquerdo. De acordo com a principal hipótese diagnóstica, você esperaria encontrar a seguinte alteração laboratorial:

#Questão 606347 - Medicina, Reumatologia, FUNRIO, 2017, SESAU/RO, Médico Reumatologista

O Fator Reumatoide é encontrado nas seguintes patologias, EXCETO:

#Questão 606346 - Medicina, Reumatologia, FUNRIO, 2017, SESAU/RO, Médico Reumatologista

Mulher, 34 anos, negra, referia há 6 meses quadro de fadiga progressiva, associado a dor, edema e calor nas articulações das mãos (metacarpo-falangeanas), punhos e pés (metatarso-falangeanas), associado a rigidez articular matinal de 90 min. Sentia-se impedida de realizar atividades físicas, principalmente corrida, devido ao intenso quadro álgico em pés. Negava febre, tosse, dor torácica, odinofagia, conjuntivite, dor lombar, fotofobia, cefaleia e fraqueza muscular. O exame físico revelou edema articular leve em punhos, mãos (metacarpo-falangeanas), cotovelos, pés (metatarso-falangeanas) com distribuição simétrica. Não havia lesão cutânea e alopecia. Os exames laboratoriais revelaram anemia normocrômica/ normocítica, VHS 45mm, FAN negativo, Fator Reumatoide negativo, anti-CCP positivo em altos títulos. As sorologias para hepatite B, C e HIV eram negativas. Os raios-x das mãos e punhos evidenciaram edema de partes moles em mãos e punhos, osteopenia justa-articular em metacarpo-falangeanas e não foram observadas erosões articulares.

Considerando o diagnóstico da paciente em questão, a positividade do anticorpo anti-CCP está associada a:

#Questão 606415 - Medicina, Radiologia, FUNRIO, 2017, SESAU/RO, Médico Radiologista

Observe a imagem a seguir.

Com base na imagem, pode-se firmar o diagnóstico de:

#Questão 606416 - Medicina, Radiologia, FUNRIO, 2017, SESAU/RO, Médico Radiologista

Do ponto de vista tomográfico uma lesão hepática medindo cerca de 3 cm de diâmetro, com superfície lisa, densidade próxima ao restante do fígado, apresentando intensa e homogênea impregnação pelo meio de contraste venoso, com cicatriz central que exibe realce pelo meio de contraste na fase tardia, é compatível com o diagnóstico mais provável de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis