Questões Concurso SESAU/RO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SESAU/RO

#Questão 638447 - Enfermagem, Doenças/ Patologias, FUNRIO, 2017, SESAU/RO, Técnico em Enfermagem com Qualidade de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho

A febre amarela é uma doença febril aguda de curta duração e gravidade variável. Atualmente, casos de surtos vem sendo noticiado na grande mídia, e vem causando certo pânico na população. Acerca da febre amarela urbana (FAU), analise as afirmativas a seguir:

I. O mosquito Aedes Aegypti é o principal vetor e reservatório.

II. O principal transmissor da FAU para o ser humano é o macaco.

III. O tratamento é sintomático, sob hospitalização, com repouso e reposição hídrica e sanguínea, quando indicada.

IV. Entre as medidas de controle estão a vacinação e a educação em saúde.

V. Na FAU não há período de incubação, sendo a transmissibilidade imediata após contrair a infecção.

Assinale a alternativa correta:

#Questão 638453 - Enfermagem, Doenças/ Patologias, FUNRIO, 2017, SESAU/RO, Enfermeiro Especialista em Nefrologia

Doenças transmissíveis (DTs) são causas de mortes no Brasil e no mundo, especialmente na contemporaneidade com o advento das doenças emergentes e re-emergentes. Para elaborar um bom plano de educação em saúde e implementar cuidados efetivos, o enfermeiro deve dominar conhecimentos específicos de epidemiologia. Considerando o tema da epidemiologia das DTs, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I. Sarampo e caxumba são exemplos de DTs que podem ser transmitidas por aerossóis primários; já o escarro contendo Mycobacterium tuberculosis pode dar origem a aerossóis secundários e infectar as pessoas.

II. Realizar inquérito para descoberta de casos em uma comunidade está no âmbito da prevenção secundária.

III. No âmbito do sistema de vigilância em saúde, no caso das DTs não se aplica a “definição de caso”, pois é preciso implementar medidas imediatas para a interrupção da cadeia de transmissão.

IV. Um plano de medidas de prevenção para Brucelose, fasciolíase e febre tifoide, que objetive o enfoque no veículo que possa transportar os agentes infecciosos de tais doenças, deve propor cuidados específicos com a alimentação.

V. Plano de profilaxia para AIDS, doença de Chagas e Sífilis deve incluir cuidados voltados ao sangue para transfusão.

As afirmativas I, II, III, IV e V são respectivamente:

#Questão 638511 - Enfermagem, Biossegurança, FUNRIO, 2017, SESAU/RO, Enfermeiro Especialista em Hemodinâmica (Perfusionista)

No cuidado em saúde, especialmente em unidades hospitalares, há potenciais riscos de infecção. Para preveni-la, é essencial que a equipe de saúde adote medidas de segurança em relação ao ambiente, aos equipamentos e utensílios, e às pessoas, cuidando de si e dos outros. Na assistência, no intuito de prevenir infecções, ao utilizar um artigo semicrítico, o profissional de enfermagem deve se certificar de que o referido artigo foi submetido a:

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a assistência social possui um caráter:

São princípios constitucionais explícitos os a seguir listados, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis