Questões Concurso SEEC-RN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEEC-RN

#Questão 1132778 - Libras, Educação dos Surdos, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor Educação Especial - Intérprete Tradutor de Libras

O Congresso de Milão em 1880 foi o clímax da história da educação dos surdos. Segundo (BORNE,2002, p.51): “Os temas propostos foram: vantagens e desvantagens do internato, tempo de instrução, número de alunos por classe, trabalhos mais apropriados aos surdos, enfermidades, medidas curativas e preventivas etc. Apesar da variedade de temas, as discussões voltaram-se às questões do oralismo e da língua de sinais.”
Relacione as colunas sobre as características de abordagens educacionais ao longo da história da educação de surdos.
1. Bilinguismo 2. Comunicação Total 3. Oralismo
( ) É a crença que seja a única forma desejável de comunicação para o surdo, e a língua de sinais deve ser evitada a qualquer custo, porque atrapalha o desenvolvimento da aquisição da língua.
( ) É uma abordagem educacional que incorpora o desenvolvimento de qualquer resto de audição para melhoria das habilidades de fala, incluindo língua de sinais, alfabeto manual, leitura e escrita, dentre outros.
( ) É a abordagem que apresenta uma proposta de ensino para acessar duas línguas no contexto escolar, considerando a língua de sinais como primeira língua e o português, na modalidade escrita, como segunda língua.

Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.

#Questão 1132780 - Biologia, Moléculas, células e tecidos, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de Ciências Biológicas

O artigo “Insetos no cardápio”, publicado na Revista Ciência Hoje das Crianças, informa que certos insetos têm mais proteína do que animais como o boi e a galinha – por exemplo, 100 gramas de formigas têm o dobro de proteína que 100 gramas de carne de peixe, frango ou boi. (Fonte: https://chc.org.br/acervo/insetos-no-cardapio/)
Sobre a importância das proteínas e suas transformações no sistema digestório, analise os itens a seguir:
I. As proteínas atuam na defesa do nosso organismo, participam de reações químicas e do transporte de substâncias, formam diversas estruturas do corpo, atuam como hormônios e podem, em certas situações, ter função energética.
II. O pH ácido do estômago causa a desnaturação das proteínas ingeridas, aumentando a exposição de suas ligações peptídicas para a ação da pepsina. No duodeno, a digestão das proteínas é feita por proteases presentes nos sucos entérico e pancreático.
III. A absorção dos aminoácidos e peptídeos oriundos da digestão das proteínas ocorre principalmente no intestino grosso.

Está correto o que se afirma em

#Questão 1132781 - Biologia, Identidade dos seres vivos, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de Ciências Biológicas

As ondas de calor causam grande impacto na saúde humana. Com o aumento excepcional da temperatura de forma repentina, o organismo não consegue se aclimatar, desencadeando a ativação do centro de termorregulação do corpo, o que pode sobrecarregar os sistemas cardiovascular, respiratório e urinário.
O centro de termorregulação do corpo humano é o(a)

Um método contraceptivo que não contém hormônios, é altamente efetivo, tem longa ação e é “livre de esquecimentos”, já que não é preciso lembrar diariamente de usá-lo, é o(a) 

#Questão 1132783 - Biologia, Identidade dos seres vivos, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de Ciências Biológicas

É fácil reconhecer fungos na forma de cogumelos. Eles estão nos jardins, nas áreas de mata, no tronco de árvores. Mas é importante destacar que os cogumelos são apenas uma parte desse organismo. Debaixo do solo está a maior parte do fungo, chamada de micélio vegetativo. (Adaptado de: Ciência Hoje, n 397. 2023)
O micélio dos fungos corresponde a um(a)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis