Questões Concurso SEE/AL

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEE/AL

Considerando as abordagens e teorias sociológicas que ganharam contornos e que adquiriram relevância a partir do final do século XIX, e também no decorrer do século XX, julgue os itens subsecutivos. Ao distinguir as duas formas de individualismo, no texto As Metrópoles e a Vida Mental, Georg Simmel estabelece que o individualismo do tipo qualitativo é superior ao do tipo quantitativo.

Considerando as abordagens e teorias sociológicas que ganharam contornos e que adquiriram relevância a partir do final do século XIX, e também no decorrer do século XX, julgue os itens subsecutivos. O sociólogo Charles Wright Mills, ao propor o tipo de reflexão que decide denominar imaginação sociológica, visa delimitar claramente a atividade dos sociólogos, reservando-lhes uma forma particular de pensamento.

A teoria crítica da sociedade, que se organizou em torno do Instituto de Pesquisa Social, na cidade de Frankfurt, na Alemanha, a partir da primeira metade do século XX, teve um impacto considerável sobre a sociologia. Com base nessa abordagem teórica, julgue os itens seguintes. Conforme Max Horkheimer, o conceito de dialética constitui um elemento secundário da teoria da sociedade.

A teoria crítica da sociedade, que se organizou em torno do Instituto de Pesquisa Social, na cidade de Frankfurt, na Alemanha, a partir da primeira metade do século XX, teve um impacto considerável sobre a sociologia. Com base nessa abordagem teórica, julgue os itens seguintes. A distinção entre a teoria tradicional e a teoria crítica reporta-se, em grande medida, ao aspecto da matematização e formalização do conhecimento que caracterizam o método tradicional.

A teoria crítica da sociedade, que se organizou em torno do Instituto de Pesquisa Social, na cidade de Frankfurt, na Alemanha, a partir da primeira metade do século XX, teve um impacto considerável sobre a sociologia. Com base nessa abordagem teórica, julgue os itens seguintes. Herbert Marcuse, em seu ensaio, de 1964, intitulado Industrialismo e Capitalismo na Obra de Max Weber, considera que o sociólogo alemão contribuiu criticamente para a interpretação do social, ainda que não tenha sido capaz de levar à última instância as consequências de seus próprios diagnósticos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis