Questões Concurso SEDUC/PA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEDUC/PA

A disputa pela posse de terras é um grave problema enfrentado no estado do Pará. Levando em conta as causas dos conflitos por terras nessa região, julgue os itens a seguir.

I Os fluxos migratórios existentes no estado têm aumentado os conflitos pela posse da terra, o que também explica o fato de a população rural ser maior que a urbana.

II No Pará, devido ao incentivo recebido pelas empresas agropecuárias, observa-se uma forte concentração de terras.

III A extração de produtos florestais no Pará é uma atividade insignificante na economia do estado, o que contribui para a preservação das reservas extrativistas.

IV A invasão de terras indígenas é motivo de conflitos, uma vez que a integridade espacial, física e cultural dos grupos indígenas se vê ameaçada por atividades econômicas levadas a efeito na região.

A quantidade de itens certos é igual a

A região Norte vive atualmente muitos problemas e desafios em razão de sua riqueza natural e da possibilidade de exploração de uma grande variedade de recursos. Em relação a esses fatos, julgue os itens seguintes.

I A integração do Brasil à economia mundial tem aliviado as pressões na região quanto à aceleração da exploração de recursos naturais e à amplificação de impactos ambientais, já que outras regiões do país mais industrializadas têm maior peso na economia nacional.

II O crescimento populacional na região, ao lado da urbanização, tem produzido problemas ambientais como a poluição da água.

III Com a destruição das florestas do sudeste asiático, a região Norte brasileira é vista como uma importante reserva de madeiras tropicais para o mercado internacional.

IV O Pará tem-se mostrado o estado de menor crescimento econômico da região Norte, o que justificou o retorno da população da cidade para o campo e à retomada do foco na agricultura de subsistência.

A quantidade de itens certos é igual a

O nível de gás carbônico (CO2), um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, recentemente chegou a 381 ppm, ou seja, 35,6% de aumento sobre a quantidade existente em 1750, na primeira fase da Revolução Industrial. Acerca dos aspectos ambientais, políticos e econômicos que cercam essa questão, assinale a opção correta.

Atividades humanas são capazes de causar degradação ambiental não só em escala local, mas também regional, como é o caso da desertificação. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

 I Entre os prejuízos causados pela desertificação está a perda de biodiversidade.

II As áreas subúmidas e semi-áridas do globo são suscetíveis ao processo de desertificação pelo uso do solo de modo intensivo pela agricultura de subsistência.

III No Brasil, o processo de desertificação é reconhecido como tendo causa na remoção da cobertura vegetal.

 IV Não obstante esteja isenta de causar impactos socioeconômicos já que ocorre, predominantemente, em áreas de vazio populacional, a desertificação é reconhecida como uma forma de desequilíbrio ambiental.

A quantidade de itens certos é igual a

Os critérios utilizados nas regionalizações existentes para o território brasileiro não incluem

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis