Questões Concurso SEC-BA

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Listagem de Questões Concurso SEC-BA

#Questão 945752 - Pedagogia, Legislação da Educação, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Básica - Artes

Conforme Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o componente curricular de Arte está centrado nas seguintes linguagens: as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro. Uma vez que os conhecimentos e as experiências artísticas são constituídos por materialidades verbais e não verbais, sensíveis, corporais, visuais, plásticas e sonoras, é importante levar em conta sua natureza vivencial, experiencial e subjetiva. Associe as linguagens da BNCC às afirmativas apresentadas.

I. Nessa experiência, o corpo é lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação física. II. Processos e produtos artísticos e culturais nos diversos tempos históricos e contextos sociais que têm a expressão visual como elemento de comunicação. Essas manifestações resultam de explorações plurais e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e de apropriações da cultura cotidiana. III. Constitui como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicados no movimento. IV. Expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio de cada cultura.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das afirmativas. 

#Questão 945833 - Pedagogia, Avaliação Educacional, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Profissional

Uma mudança expressiva em relação ao processo avaliativo para a aprendizagem consiste em ampliar a visão pedagógica compreendendo que a avaliação, parte do ato pedagógico, existe para reorientar a metodologia de ensino. A avaliação para a aprendizagem institui um processo de acompanhamento do ensino e da aprendizagem, funciona como mediadora realimentando o ato de ensinar para desenvolver uma formação em que o estudante possa aprender. Completando esta ideia das exigências pertinentes a avaliação para aprendizagem, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 945829 - Pedagogia, Legislação da Educação, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Profissional

A educação integral para os trabalhadores jovens e adultos na perspectiva da ação pedagógica aceita o sentido ontológico do trabalho e o sentido histórico. Porque à luz do entendimento da relação do saber científico com o processo de trabalho, também, entende-se a transformação de suas potencialidades em produção coletiva, social. Um dos sentidos, nas orientações curriculares para o ensino médio (MEC, 2006, volume 2), como ponto de partida do trabalho pedagógico é levar “o aluno compreenda as ciências e as tecnologias como um conjunto de conhecimentos produzidos coletivamente pela humanidade, e que geram as técnicas e os procedimentos do trabalho produtivo.” (p.36). Sobre a interpretação do extrato do texto, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Do professor profissionalizar o aluno.

( ) Do professor adotar instrumentos, estratégias, utilizando métodos e práticas para estimular o conhecimento do aluno.

( ) Do professor adotar uma postura que favoreça a continuidade do aprendizado do aluno pela imposição das diretrizes do ensino para criar um discernimento e vislumbrar outras e novas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

( ) Do professor adotar uma postura que favoreça a continuidade do aprendizado do aluno mesmo fora da escola, por iniciativa própria, e de discernimento para vislumbrar outras e novas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

#Questão 945834 - Pedagogia, O Ensino Médio, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Profissional

A Constituição de 1937 foi a primeira lei a discorrer, especificamente, sobre o ensino profissional, técnico e industrial. Leia abaixo, uma parte do artigo 129 da Constituição Federal do Brasil (1937).


“(...) O ensino pré-vocacional profissional destinado às classes menos favorecidas é em matéria de educação o primeiro dever de Estado. Cumpre-lhe dar _______ a esse dever, fundando institutos de ensino _______ e subsidiando os de iniciativa dos Estados, dos Municípios e dos indivíduos ou associações particulares e profissionais. É dever das indústrias e dos sindicatos econômicos criar, na esfera da sua especialidade, escolas de _______, destinadas aos filhos de seus operários ou de seus associados. (...)”


(BRASIL. Constituição Federal. De 10 de Novembro de 1937. Artigo 129)


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 

#Questão 945835 - Pedagogia, Legislação da Educação, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Profissional

Na primeira década do século XX, os valores e regras sociais de controle utilizavam a educação para o trabalho como meio de retirar os jovens abandonados e desprotegidos (órfãos, pobres) das ruas. Procedimento assegurado por meio da política pública moralizadora da formação do caráter pelo trabalho. O ensino técnico no Brasil iniciou no Rio de Janeiro (1906) com a criação de quatro escolas profissionais que destinavam-se ao ensino de ofícios e a aprendizagem agrícola. Em 1909, ocorreu a criação de dezenove Escolas de Aprendizes Artífices, uma em cada capital dos estados da República, destinavam-se a Educação Profissional e Tecnológica. Considere o contexto histórico e assinale a alternativa correta que apresenta o objetivo da criação das escolas de Educação Profissional e Tecnológica no início do século XX, em sua primeira década. 

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