Questões Concurso SEAP/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEAP/PR

A ferrugem asiática é uma doença causada pelo fungo Phakospora pachyrhizi, que chegou às lavouras de soja no Brasil na safra 2001/2002, e rapidamente se espalhou pelas principais regiões produtoras, em função da disseminação pelo vento. A tomada de decisão sobre o momento de aplicação de fungicida deve ser baseada, principalmente, nos seguintes fatores:

I. Histórico de ocorrência do fungo na região.

II. Presença do inseto vetor da doença.

III. Ciclo da cultivar (precoce ou tardia).

IV. Condição climática favorável.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

Muitas espécies de percevejos pentatomídeos (Heteroptera: Pentatomidade) são importantes pragas agrícolas, podendo causar prejuízos em hortaliças, frutíferas, essências florestais e grandes culturas. São insetos cosmopolitas com maior diversidade na região dos trópicos. Assinale a alternativa correta sobre essas pragas:

O Brasil é reconhecido mundialmente pela grande produção de café, sendo o maior produtor e exportador mundial. Analisando a Instrução Normativa n° 47, de 20 de dezembro de 2006, que adota os Requisitos Fitossanitários para Coffea spp (café), segundo País de Origem, para os Estados partes do Mercosul, verificamos o seguinte quadro (resumido):

País de Destino: Argentina

Requisitos Fitossanitários para Coffea spp;

Exigências Quarentenárias

 

CF: Certificado Fitossanitário

DA: Declaração Adicional

Com base nas informações acima, assinale a alternativa correta:

Considerando os conceitos de área livre de pragas e de local livre de pragas, pode-se afirmar que:

I. Os dois conceitos são semelhantes, com a diferença que na área livre de pragas se conhece o tamanho total da área em hectares, enquanto que local livre de pragas é definido como sendo uma localidade inteira, não importando o tamanho da mesma.

II. Uma área livre de pragas pode se estender a um país inteiro ou partes de diversos países.

III. O local livre de pragas deve estar obrigatoriamente dentro de uma área livre de pragas, contendo mais controles e, por isso, apresenta um nível de segurança fitossanitário maior.

IV. Para um Estado ser declarado como área livre de pragas, tem-se como exigência a existência de, no mínimo, 50% de seu território ocupado por locais livres de pragas, monitorados há pelo menos dois anos, sem a ocorrência da praga.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

Quando bem empregada, as técnicas de manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas limitam os efeitos prejudiciais dos defensivos químicos à saúde pública e ao ambiente natural. Sobre esse tema, é correto afirmar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis