Questões Concurso Prefeitura de Porto Velho - RO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Porto Velho - RO

As práticas seguras no laboratório são um conjunto de procedimentos que visam reduzir a exposição de trabalhadores a riscos no ambiente de trabalho. Analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas, quanto à segurança no laboratório.

( ) A limpeza das áreas do laboratório (bancadas, pisos, equipamentos, instrumentos e demais superfícies) deve ser realizada mensalmente para evitar a contaminação dos reagentes.

( ) A descontaminação e a limpeza de vidrarias, amostras biológicas ou equipamentos têm de ser realizadas regular e imediatamente após o derramamento de produtos químicos, radioativos ou biológicos.

( ) Os cálculos e análises de resultados devem ser feitos na área de trabalho para que sejam evitados erros no preparo e execução das atividades.

( ) O processo de pipetagem utilizando a boca é terminantemente proibida, portanto devem ser utilizados sistemas automáticos de pipetagens.

A sequência está correta em

Nas áreas de estocagem estão sempre presentes os riscos de acidentes que podem expor os produtos, colocá-los em contato e possibilitar a liberação de seus potenciais de periculosidade. Assim, é importante a separação de substâncias que reagem periculosamente entre si. Assinale a mistura INCOMPATÍVEL de substâncias.

Analise os conceitos a seguir.

I. Desdiferenciação celular: retorno de células diferenciadas ao estado meristemático não diferenciado.

II. Determinação celular: processo pelo qual o potencial de desenvolvimento de uma célula torna-se limitado a uma rota específica (Christianson, 1985). A determinação celular diz respeito a uma canalização progressiva no desenvolvimento.

III. Epigênese: ativação seletiva e diferencial de genes (reprogramação celular). Um exemplo comumente citado como representativo em uma planta intacta é a transição da fase juvenil para a fase adulta.

IV. Epistasia: refere-se à inativação de um (trans)gene (o supressor) sobre um outro (trans)gene.

V. Indução: desencadeamento de um processo morfogenético pela exposição do implante (explante) a um estímulo físico, químico ou biológico. A indução envolve o controle da expressão gênica, embora não seja um fenômeno genético, pois não ocorre ganho ou perda genética (modificação alélica ou genotípica). Refere-se somente à expressão dos genes pré-existentes. Em cultura de tecidos, é a sinalização por um fitormônio a uma resposta específica a nível celular.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Ao contrário dos organismos, as comunidades não têm fronteiras rigidamente definidas (como a pele, por exemplo).

( ) As populações têm propriedades coletivas, tais como fronteiras geográficas, densidade e propriedades dinâmicas que não são exibidas por organismos individuais.

( ) A interdependência total dos sistemas ecológicos significa que as interações entre as populações se espalham por toda a Terra, à medida que indivíduos e materiais se movem através das regiões e dos habitats.

 ( ) Comparados com os fenômenos marinhos e com os atmosféricos, os padrões de modificações temporais nas terras têm dimensões de tempo muito longas para uma dada dimensão espacial.

A sequência está correta em

Assinale a alternativa que apresenta uma unidade de medida de peso.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis