Questões Concurso Prefeitura de Porto Alegre - RS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Porto Alegre - RS

Conforme as Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas/os no CAPS (CFP, 2013), no que concerne ao Eixo II do documento, Psicologia e Políticas Públicas de Saúde Mental: a necessária mudança de perspectiva, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É preciso afirmar a intervenção orientada pela cura, construindo ações com a finalidade da emancipação e comprometidas com a criação de possibilidades de produção da vida e de participação e convivência social.

( ) Na primeira metade do século XX, os crivos para a construção dos diagnósticos e para a determinação das medidas de internação e tratamento em hospitais psiquiátricos estavam, antes de tudo, no desvio social do comportamento e, também, nas expressões culturais ou físicas próprias de uma raça.

( ) A produção do saber científico é neutra e, portanto, os conjuntos teóricos disponíveis expressam projetos de ciência similares.

( ) A cidadania não é fazer do louco não louco, não é fazer do louco um sujeito de razão, mas é compreender um campo da cidadania constituído como espaço da pluralidade. A universalidade do acesso aos direitos deve comportar as singularidades.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

As Referências técnicas para atuação de psicólogas/os em políticas públicas de álcool e outras drogas (CFP, 2019) mencionam uma Política Nacional, decorrente da Portaria nº 2.488/2011, que fortalece a capilaridade e a abrangência das ações voltadas para a atenção dos usuários de álcool e outras drogas e intensifica a articulação da Unidade Básica de Saúde (UBS), junto com a Estratégia de Saúde da Família (ESF), Equipes dos Consultórios na Rua (CnR) com a rede especializada da atenção psicossocial (CAPS-AD) e Unidades de Acolhimento (UAs). Qual é a denominação dessa Política? 

Ainda conforme o artigo “O Psicólogo nas Políticas Públicas a partir da correlação entre a Clínica Ampliada e a Redução de Danos” (SILVA; MIANI; BONATTI, 2021), analise as assertivas abaixo:

I. A autonomia é uma importante propiciadora de condições que garantem o usuário enquanto protagonista de sua própria vida e, de certa forma, garantem também, a dependência do sujeito frente aos problemas enfrentados.

II. Os profissionais devem seguir uma escuta das demandas dos usuários, evitando recomendações pastorais e culpabilizantes.

III. O trabalho precisa ser realizado em uma lógica dialogal, na qual não há uma única verdade, mas o compartilhamento entre os saberes que irão auxiliar a construção de manejos do tratamento em relação à saúde do usuário.

IV. Levanta-se a necessidade de reconhecer as pluralidades e compreender que o sujeito apresenta demandas particulares e tem o direito de ser acolhido a partir delas.

Quais estão corretas?

O artigo “O Psicólogo nas Políticas Públicas a partir da correlação entre a Clínica Ampliada e a Redução de Danos” (SILVA; MIANI; BONATTI, 2021) enfatiza que tanto a Clínica Ampliada, como a Redução de Danos potencializam o cuidado em saúde que reconhece o usuário como uma pessoa de direitos, sendo as práticas direcionadas para a proteção e produção de saúde do mesmo. A partir das considerações sobre Clínica Ampliada presentes no artigo, assinale a assertiva correta. 

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, é uma das diretrizes que a Política Nacional de Humanização propõe para qualificar o modo de se fazer saúde:

• Integrar a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso.

• Criação de vínculo com o usuário.

• A vulnerabilidade e o risco do indivíduo são considerados.

• O diagnóstico é feito não só pelo saber dos especialistas clínicos, mas também leva em conta a história de quem está sendo cuidado.

As características acima definem: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis