Questões Concurso Prefeitura de Oeiras - PI

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Oeiras - PI

A perspectiva teórica que no Serviço Social brasileiro vai priorizar as concepções de pessoa, diálogo e transformação social (dos sujeitos) é:

Os instrumentos da intervenção profissional
I. têm um caráter histórico e sua escolha é, necessariamente, direcionada a uma finalidade;
II. são elementos ontológicos do processo de trabalho;
III. são elementos do processo de trabalho que surgem dos desdobramentos, qualitativamente diferenciados, ocorridos ao longo do desenvolvimento das forças produtivas;
IV. são constantemente aprimorados pelas técnicas, diante da exigência de adequação das transformações da realidade;
V. constantemente aprimoram as técnicas, adequando-as ao atendimento das necessidades sociais historicamente determinadas. 

Numere a 2ª coluna de acordo com a primeira, considerando as dimensões constitutivas do exercício profissional do assistente social: 
(1) Dimensão ético-política 
(2) Dimensão técnico-operativa
(3) Dimensão teórico-metodológica
( ) Expressa e contém as demais dimensões.
( ) Constitui o modo de aparecer da profissão, pelo qual ela é conhecida e reconhecida. Responde às questões: Para que fazer? Para quem fazer? Quando e onde fazer? O que fazer? Como fazer? 
( ) Permite ao profissional desvelar a realidade em uma perspectiva de totalidade e munir-se de uma razão subjetiva que desencadeia um exercício profissional comprometido com o projeto ético-político da profissão.
( ) Envolve o projetar a ação em função dos valores e finalidades do profissional, da instituição e da população. É responsável pela avaliação das consequências de nossas ações.
( ) Expressa a capacidade reflexiva sobre o sujeito e o objeto da intervenção bem como sobre a realidade sobre a qual fará a intervenção e as consequências desta intervenção. 
A numeração CORRETA da 2ª coluna é:

Iamamoto e Carvalho, em 1982, inauguraram a concepção de Serviço Social como ?uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo? (RAICHELIS, Raquel. O assistente social como trabalhador assalariado: desafios frente às violações de seus direitos. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 107, p. 420-437, jul/set, 2011). Essa concepção resultou no reconhecimento

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis