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Rotinas


Estabelecer e gerenciar a rotina do trabalho significa formar um conjunto de ações e verificações diárias, conduzidas com o máximo de cuidado, dedicação, prioridade e autonomia no âmbito das organizações públicas. É instituir o senso de responsabilidade nas pessoas para o cumprimento das obrigações que lhes são conferidas. 

No serviço público, o gerenciamento da rotina está centrado nos seguintes princípios:

1) Na perfeita definição da autoridade e da responsabilidade de cada pessoa;

2) Na padronização dos processos de trabalho;

3) No monitoramento dos resultados destes processos e sua comparação com as metas;

4) Na ação corretiva do processo, a partir dos desvios encontrados nos resultados, quando comparados com as metas;

5) Num bom ambiente de trabalho e na máxima utilização do potencial mental das pessoas; e,

6) Na busca contínua da perfeição.

Verifica-se, então, que gerenciar a rotina é, por si só, um processo que pode ser aplicado a qualquer tipo de departamento ou setor da organização que tenha como objetivo a plena satisfação do usuário dos serviços por meio de controle sistemático e da melhoria contínua de cada processo em base diária e progressiva.

Nas entidades públicas, o gerenciamento da rotina busca a eficiência dos processos organizacionais, através da padronização do trabalho para evitar mudanças que possam comprometer a qualidade estabelecida. Esse gerenciamento é responsabilidade de cada servidor e esse deve receber o constante acompanhamento do gestor na execução da rotina, a fim de maximizar o seu desempenho.

Adaptado. Edvonaide P. S. Melo; Ana P. S. Farias. 2015. Fonte: https://bit.ly/3mD3erT. 

Leia o texto 'Rotinas' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:


I. O texto leva o leitor a concluir que o gerenciamento da rotina é responsabilidade de cada servidor e esse deve receber o constante acompanhamento do gestor na execução do trabalho, a fim de maximizar o seu desempenho.

II. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que o gerenciamento da rotina busca a criação de um bom ambiente de trabalho e a máxima utilização do potencial mental das pessoas.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. O conceito de operação de crédito, de acordo com o artigo 29 da Lei Complementar nº 101, de 2000, compreende o compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, de abertura de crédito, de emissão e aceite de título, de aquisição financiada de bens, de recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, de arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros.

II. O conceito de concessão de garantia, na Lei Complementar nº 101, de 2000, refere-se ao compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual assumida por ente da Federação ou entidade a ele vinculada.

III. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, a previsão e a efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da federação, conforme disposto no artigo 11 da Lei Complementar nº 101, de 2000. Esse referencial legal veda, ainda, a realização de transferências voluntárias para o ente que não observe o disposto no caput, no que se refere aos impostos.

Marque a alternativa CORRETA:

Rotinas


Estabelecer e gerenciar a rotina do trabalho significa formar um conjunto de ações e verificações diárias, conduzidas com o máximo de cuidado, dedicação, prioridade e autonomia no âmbito das organizações públicas. É instituir o senso de responsabilidade nas pessoas para o cumprimento das obrigações que lhes são conferidas. 

No serviço público, o gerenciamento da rotina está centrado nos seguintes princípios:

1) Na perfeita definição da autoridade e da responsabilidade de cada pessoa;

2) Na padronização dos processos de trabalho;

3) No monitoramento dos resultados destes processos e sua comparação com as metas;

4) Na ação corretiva do processo, a partir dos desvios encontrados nos resultados, quando comparados com as metas;

5) Num bom ambiente de trabalho e na máxima utilização do potencial mental das pessoas; e,

6) Na busca contínua da perfeição.

Verifica-se, então, que gerenciar a rotina é, por si só, um processo que pode ser aplicado a qualquer tipo de departamento ou setor da organização que tenha como objetivo a plena satisfação do usuário dos serviços por meio de controle sistemático e da melhoria contínua de cada processo em base diária e progressiva.

Nas entidades públicas, o gerenciamento da rotina busca a eficiência dos processos organizacionais, através da padronização do trabalho para evitar mudanças que possam comprometer a qualidade estabelecida. Esse gerenciamento é responsabilidade de cada servidor e esse deve receber o constante acompanhamento do gestor na execução da rotina, a fim de maximizar o seu desempenho.

Adaptado. Edvonaide P. S. Melo; Ana P. S. Farias. 2015. Fonte: https://bit.ly/3mD3erT. 

Leia o texto 'Rotinas' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:


I. Após a análise do texto, é possível inferir que instituir o senso de responsabilidade nas pessoas para o cumprimento das obrigações que lhes são conferidas é um aspecto importante do estabelecimento e gerenciamento da rotina do trabalho.

II. Uma das ideias presentes no texto é a de que gerenciar a rotina de trabalho em uma instituição pública dispensa qualquer esforço de controle sobre os processos, pois o objetivo primário é a busca por melhorias, independentemente de qualquer meta estabelecida.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. A receita corrente líquida, de acordo com a Lei Complementar nº 101, de 2000, é o somatório das receitas tributárias sem deduções de qualquer natureza.

II. À luz da Lei Complementar nº 101, de 2000, o conceito de refinanciamento da dívida mobiliária refere-se à emissão de títulos para pagamento do principal acrescido da atualização monetária.

III. A Lei Complementar nº 101, de 2000, define entidade estatal dependente como a entidade controlada que é impedida de receber do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas de custeio.

Marque a alternativa CORRETA:

Rotinas


Estabelecer e gerenciar a rotina do trabalho significa formar um conjunto de ações e verificações diárias, conduzidas com o máximo de cuidado, dedicação, prioridade e autonomia no âmbito das organizações públicas. É instituir o senso de responsabilidade nas pessoas para o cumprimento das obrigações que lhes são conferidas. 

No serviço público, o gerenciamento da rotina está centrado nos seguintes princípios:

1) Na perfeita definição da autoridade e da responsabilidade de cada pessoa;

2) Na padronização dos processos de trabalho;

3) No monitoramento dos resultados destes processos e sua comparação com as metas;

4) Na ação corretiva do processo, a partir dos desvios encontrados nos resultados, quando comparados com as metas;

5) Num bom ambiente de trabalho e na máxima utilização do potencial mental das pessoas; e,

6) Na busca contínua da perfeição.

Verifica-se, então, que gerenciar a rotina é, por si só, um processo que pode ser aplicado a qualquer tipo de departamento ou setor da organização que tenha como objetivo a plena satisfação do usuário dos serviços por meio de controle sistemático e da melhoria contínua de cada processo em base diária e progressiva.

Nas entidades públicas, o gerenciamento da rotina busca a eficiência dos processos organizacionais, através da padronização do trabalho para evitar mudanças que possam comprometer a qualidade estabelecida. Esse gerenciamento é responsabilidade de cada servidor e esse deve receber o constante acompanhamento do gestor na execução da rotina, a fim de maximizar o seu desempenho.

Adaptado. Edvonaide P. S. Melo; Ana P. S. Farias. 2015. Fonte: https://bit.ly/3mD3erT. 

Leia o texto 'Rotinas' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:


I. O texto leva o leitor a inferir que a busca contínua da perfeição é um esforço que reduz expressivamente a eficiência do gerenciamento da rotina, em uma entidade pública.

II. De acordo com as informações do texto, pode-se concluir que o gerenciamento da rotina busca a eficiência dos processos organizacionais, através da padronização do trabalho para evitar mudanças que possam comprometer a qualidade estabelecida.


Marque a alternativa CORRETA:

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