Questões Concurso Prefeitura de Centenário do Sul - PR

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“Qualquer privac?a?o sensorial auditiva podera? acarretar problemas nos processos comunicativos, interferindo no desenvolvimento cognitivo global, no aprendizado e nas relac?o?es interpessoais, podendo, ainda, prejudicar o desenvolvimento escolar e, consequentemente, a atuac?a?o profissional da populac?a?o acometida” (VIEIRA; MACEDO; GOLÇALVES, 2007).
Sobre o tema, qual alternativa indica CORRETAMENTE quais métodos objetivos podem ser utilizados na avaliação audiológica infantil?

“A timpanometria e? uma medida objetiva, dina?mica, que avalia a mobilidade do conjunto ti?mpano-ossicular em resposta a graduais variac?o?es de pressa?o no meato acu?stico externo” (ENDO; CURI, 1998). As curvas timpanométricas são sugestivas de diferentes condições de orelha média. As curvas do tipo A, Ar, B e C são associadas, respectivamente, à:

Considerando o sistema de classificação das disfonias de Behlau et al. (2001) assinale a alternativa que corresponde à descrição: alterações vocais causadas pelo uso incorreto da voz, inadaptações vocais e alterações psicogênicas.

“A doença de Parkinson (DP) é uma das afecções degenerativas mais frequentes do sistema nervoso central. Suas principais manifestações clínicas envolvem o sistema motor e incluem: tremor de repouso, rigidez muscular, acinesia e alterações posturais. Em fases mais avançadas da DP, pode haver significativo comprometimento da produção da voz e articulação dos sons de maneira a prejudicar a comunicação oral” (DIAS; LIMONGI, 2003). Na Doença de Parkinson, os distúrbios da voz decorrem de três fatores principais, que são eles:

Carlos é professor do ensino infantil há 10 anos. Procurou um(a) fonoaudiólogo(a) com a queixa de que, nos últimos três anos, tem perdido a voz com frequência ou ficado com voz rouca, sentindo fadiga vocal e dificuldade em manter a intensidade, principalmente no final do dia e no decorrer da semana. Considerando a conduta fonoaudiológica frente a queixa de Carlos, são CORRETAS as afirmações:
l. o(a) fonoaudiólogo(a) deve realizar avaliação vocal, iniciar a terapia e realizar orientações pertinentes a rotina de Carlos. II. o(a) fonoaudiólogo(a) deve investigar o uso da voz além do âmbito profissional e os hábitos da rotina de Carlos. III. o(a) fonoaudiólogo(a) deve encaminhá-lo para avaliação otorrinolaringológica. IV. orientar que Carlos solicite remanejamento para outra função, com menor esforço vocal, para que a terapia fonoaudiológica seja eficaz.

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