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As funções neurovegetativas cujo objetivo primordial é a manutenção da vida são a deglutição, a mastigação, a sucção e a respiração. Alterações em uma ou mais dessas funções, além de prejudicarem a alimentação, causam distúrbios de motricidade oral. Com relação a essas funções, julgue os itens que se seguem.

Para Marchesan (1993), a sucção é um reflexo próprio da espécie, que já nasce com o indivíduo, e que pode ser observado claramente após a 29.ª semana intra-uterina. Para o processo de sucção, os músculos mais importantes são o bucinador e o orbicular dos lábios.

As funções neurovegetativas cujo objetivo primordial é a manutenção da vida são a deglutição, a mastigação, a sucção e a respiração. Alterações em uma ou mais dessas funções, além de prejudicarem a alimentação, causam distúrbios de motricidade oral. Com relação a essas funções, julgue os itens que se seguem.

Por meio de estudos cinerradiográficos da alimentação do lactente, é possível estabelecer as seguintes fases da sucção: compressão do mamilo, elevações da língua e da mandíbula, sulco no dorso da língua com leite que é enviado para a faringe, que, por sua vez, aumenta de tamanho.

As funções neurovegetativas cujo objetivo primordial é a manutenção da vida são a deglutição, a mastigação, a sucção e a respiração. Alterações em uma ou mais dessas funções, além de prejudicarem a alimentação, causam distúrbios de motricidade oral. Com relação a essas funções, julgue os itens que se seguem.

Na mastigação, ocorre a contração incoordenada de vários grupos musculares, principalmente os mastigatórios. Nessa função, também são importantes os músculos da língua e os faciais (o bucinador e o orbicular dos lábios).

Quanto à etiologia do distúrbio articulatório, julgue os itens a seguir.

Em geral, pode-se dizer que as causas do distúrbio articulatório podem ser quaisquer fatores interferentes no desenvolvimento motor, emocional, social e cultural do indivíduo.

Quanto às manifestações do distúrbio articulatório na criança, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a idade é esperado que a criança seja capaz de realizar certos fonemas: com 18 meses, /b/e/m/; com 2 anos, arquifonemas e grupos consonantais. Tendo atraso nesse período, deve-se procurar um especialista.

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