Questões Concurso Prefeitura de Boa Vista - RR

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Por meio da audiometria tonal liminar, que é a principal avaliação audiológica, observa-se o tipo de perda auditiva e o nível mínimo de intensidade para que um som seja detectado. Julgue os itens que se seguem, relativos a essa avaliação.

Quando os limites auditivos situam-se fora da faixa audiologicamente normal, que vai até 35 decibéis — nível de audição (dBNA) —, complementa-se o teste retestando-se nas freqüências entre 500 Hz e 6.000 Hz. Nesse caso, o estímulo acústico é fornecido por meio de um vibrador colocado na região retroauricular, com o intuito de eliminar a participação do sistema de transmissão do som, para uma avaliação quase que exclusiva do ouvido interno.

Existem muitas variações individuais, mas, de maneira geral, de acordo com o grau da perda, pode-se observar manifestações características em uma criança com perda auditiva bilateral. Segundo Skinner (1989), o aprendizado de linguagem de uma criança com perda auditiva leve está sujeito a uma série de propensões, que incluem o(a)

incapacidade de perceber os sons da fala: se estes não são percebidos claramente, em função de um déficit auditivo, o aprendizado da fala pode ser prejudicado.

Existem muitas variações individuais, mas, de maneira geral, de acordo com o grau da perda, pode-se observar manifestações características em uma criança com perda auditiva bilateral. Segundo Skinner (1989), o aprendizado de linguagem de uma criança com perda auditiva leve está sujeito a uma série de propensões, que incluem o(a)

confusão em segmentação e prosódia: a criança deixa de perceber elementos lingüísticos como plurais, marcadores verbais e entonação, que constituem fatores essenciais para uma interpretação eficiente da fala.

Existem muitas variações individuais, mas, de maneira geral, de acordo com o grau da perda, pode-se observar manifestações características em uma criança com perda auditiva bilateral. Segundo Skinner (1989), o aprendizado de linguagem de uma criança com perda auditiva leve está sujeito a uma série de propensões, que incluem o(a)

mascaramento do ruído ambiental: a criança normal precisa de uma relação sinal/ruído de 30 dB, ou seja, a fala deve estar 30 dB acima do ruído, para que seja possível sua compreensão. Uma alteração na acuidade auditiva, mesmo de grau leve, dificulta muito a percepção da fala em ambiente ruidoso.

Segundo Schrager (1985), pode-se encontrar características típicas em um indivíduo com perda auditiva neurossensorial bilateral congênita de 50 dB a 60 dB na melhor orelha. Acerca desse tipo de perda auditiva, julgue os itens a seguir.

Qualidade vocal muito comprometida, distúrbio articulatório e importante atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem estão presentes nessa perda auditiva.

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