Questões Concurso PC-MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso PC-MG

Em um assassinato famoso na década de 2010, em que a vítima foi encontrada morta dentro do lago de uma represa do interior de São Paulo, a botânica forense foi fundamental para associar o então suspeito ao local do crime.
A análise de vestimentas e sapatos do suspeito apresentavam fragmentos ósseos, sangue e restos de alga. As amostras, porém, não se mostraram úteis para a análise de DNA, com exceção dos fragmentos de um tipo de alga, colocando o suspeito diretamente na cena do crime.
Assinale a alternativa que indica a espécie de alga que permitiu a identificação do criminoso.

Duas cargas 1 e 2 de mesmo sinal, a primeira com velocidade Imagem associada para resolução da questão e a segunda com velocidade 2. Imagem associada para resolução da questão penetram perpendicularmente em uma região onde há um campo magnético uniforme Imagem associada para resolução da questão   
Ao penetrar no campo, as cargas passam a se deslocar em trajetórias circulares com movimentos uniformes. A primeira com período T1 e a segunda com período T2.
A razão T2/T1 é 

Leia o trecho a seguir.

A identificação dos tipos de fungos encontrados em um cadáver pode auxiliar na determinação do intervalo post mortem. Um estudo realizado no Ceará, analisou amostras retiradas de cadáveres em diferentes estágios de decomposição e os resultados mostraram, de modo geral: prevalência dos gêneros Aspergillus e Candida, no período gasoso; Candida, no período coliquativo; e Aspergillus, Penicillium e Mucor, no período de esqueletização.

D.A.D. WEÇOSKI & P. DALZOTO. Revista Brasileira de Criminologia. 12(2), p. 112-121, 2023. (Adaptado).


Com relação aos fungos de interesse forense, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Para diferenciar fungos unicelulares de células bacterianas crescendo sobre cadáveres, pode-se avaliar a composição da parede celular. Nos fungos, ela contém predominantemente celulose, enquanto nas bactérias, a composição é de peptidoglicana.
( ) Alguns fungos são dimórficos, apresentando duas formas de crescimento – filamentosa ou levedura – e podem passar de uma forma para outra quando mudam as condições ambientais.
( ) A dosagem de etanol em amostras biológicas post mortem pode sofrer interferência devido à presença de leveduras que realizam a fermentação.

As afirmativas são, respectivamente,

Estava escuro. Mesmo assim, a vítima não teve dúvidas em identificar um homem, então com 32 anos, como aquele que a estuprou e agrediu. Apesar de jurar a sua inocência, ele foi julgado e condenado a cinquenta anos de prisão apenas com base no testemunho da vítima. Depois de vinte e cinco anos na cadeia, sua inocência foi finalmente reconhecida por um tribunal, graças a um teste de DNA que provou, sem margem para dúvidas, que não fora ele.
(Adaptado de CHEMELLO, E. Ciência Forense. Química Virtual, março de 2007).

Com relação ao material genético e à sua utilização na investigação criminal, avalie os itens a seguir.


I. No DNA, as ligações entre os pares de bases são mais fortes do que as ligações açúcar-fosfato. Isso permite que as duas fitas de DNA sejam separadas sem danificar suas cadeias principais, facilitando a duplicação do DNA.


II. Na eletroforese em gel, os fragmentos maiores de DNA migram mais lentamente do que os menores. Após algum tempo, os fragmentos de DNA se espalham pelo gel de acordo com seu tamanho, formando bandas individuais, cada uma composta por um conjunto de moléculas de DNA de mesmo comprimento.

III. Utilizando pares iniciadores que têm como alvo sequências genômicas que são conhecidas por não sofrerem variações na população humana, a reação em cadeia da polimerase (PCR) torna possível gerar uma impressão digital de DNA (DNA fingerprint) distinta para cada pessoa. Tais análises forenses podem ser usadas para identificar indivíduos que cometeram crimes, mas também para exonerar indivíduos que foram acusados injustamente.


Está correto o que se afirma em

Leia o trecho a seguir.

Entre as etapas de investigação sugeridas no roteiro para exames em locais de crimes ambientais, estão a descrição da área, incluindo o bioma a que pertence, a presença de vegetação nativa e/ou exótica, informações sobre o clima, o solo etc. Além disso, é aconselhado o registro do número de árvores cortadas, da presença de espécies ameaçadas de extinção e de animais nativos etc.

DIAS FILHO, C.R & FRANCEZ, P. A. da C. (orgs). Introdução à Biologia Forense. Millenium, 2018. – Campinas-SP.

Considere uma investigação realizada em uma área de Cerrado. Com relação a esse bioma, avalie as afirmativas a seguir.

I. A vegetação arbórea e arbustiva do Cerrado stricto sensu caracteriza-se pelos troncos tortuosos, ramos retorcidos, súber espesso e folhas grossas.
II. Entre as espécies nativas, o buriti, o jatobá e ipê-amarelo estão presentes no extrato arbóreo, enquanto a braquiária e o capim-colonião estão no extrato herbáceo.
III. O Cerrado ocupa uma área relevante do Estado de Minas Gerais. Por abrigar inúmeras espécies endêmicas e em perigo de extinção, esse bioma é considerado um hotspot de biodiversidade.

Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis