Questões Concurso Ministério da Saúde

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Ministério da Saúde

Entre as perspectivas de contribuição da epidemiologia para a consolidação do SUS, pode-se considerar como alguns dos objetivos centrais a redução das desigualdades sociais, a contribuição para os processos regulatórios e a avaliação do impacto de tecnologias.

Não se deve entender a integralidade proposta pelo SUS em toda a sua polissemia. Para o SUS, integralidade subentende a abordagem integral do indivíduo em seu ambiente, a articulação das ações de prevenção, promoção, cura e recuperação e a ampliação dos espaços de intervenção. Por outro lado, não contempla o acesso a toda tecnologia capaz de melhorar e prolongar a vida, pois implica em impasses éticos e exige tecnologias, processos e medicamentos de alto custo não fornecidos pelo SUS.

Identificam-se diversas peculiaridades da epidemiologia no país em sua proximidade com o SUS e seus interesses humanitários e políticos, entre elas a de ter-se tornado uma disciplina mais próxima da práxis, com distanciamento de suas bases acadêmicas e conseqüente redução da produção teórica e do número de grupos de pesquisa.

Uma das metas da descentralização era ampliar o controle social e a participação popular no SUS, através dos conselhos e conferências de saúde, mantendo-se porém a gestão dos recursos repassados ainda com regulação central.

A nova compreensão de saúde do SUS veio ampliar e completar a racionalidade médica anteriormente existente no país, a da determinação social da doença, proposta pela saúde coletiva e pela epidemiologia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis