Listagem de Questões Concurso MDS
Os atributos químicos e a granulometria dos solos estão associados com sua capacidade de fornecimento de nutrientes e de retenção de água, com as atividades microbiológicas e, conseqüentemente, com a produtividade das culturas. Portanto, o conhecimento desses atributos é de fundamental importância para a adoção de práticas de manejo da fertilidade e da irrigação e drenagem, com o intuito da obtenção de aumento da produtividade. A respeito dos atributos químicos e da granulometria dos solos, julgue os itens seguintes.
A saturação por bases de um solo pode ser corretamente definida como a proporção da capacidade de troca de cátions ocupada por bases trocáveis, que são cálcio, magnésio, sódio e potássio.
Com custos de produção cada vez mais altos e preços dos produtos em baixa, prevêem-se dificuldades para as atividades agropecuárias na safra 2005/2006, como ocorreu na safra 2004/2005. Com respeito ao cenário agrícola atual, julgue os itens que se seguem.
A alta do preço do petróleo repercutiu no custo dos fertilizantes e em toda a parte da logística, responsável pelo escoamento e distribuição dos diferentes insumos, que tiveram elevação acentuada de preços.
Como os mercados globais revelam um ciclo generalizado de recuperação de estoques agrícolas, a tendência de preços é de baixa. Isso faz as margens de lucros diminuírem ou até atingirem patamares negativos. Dessa forma, os produtores poderão ter, além do problema financeiro, também um problema econômico.
O mercado de fertilizantes no Brasil tem apresentado demandas crescentes, impulsionadas pela expansão das áreas de plantio e pela melhoria da tecnologia empregada pelos produtores. No ano de 2003, o consumo brasileiro desse insumo já havia ultrapassado 22 bilhões de toneladas/ano.
O mercado brasileiro de defensivos agrícolas movimentou, em 2003, considerando o conjunto das lavouras comerciais, mais de 6 bilhões de dólares, mesmo com o crescente aumento da agricultura orgânica nos últimos anos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}