Listagem de Questões Concurso MDS
A batata é uma das culturas oleráceas mais afetadas por patógenos, o que pode causar grandes prejuízos econômicos ao produtor. Objetivando sempre o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade dos tubérculos produzidos, os agricultores têm utilizado os recursos de controle disponíveis para viabilizar o cultivo dessa espécie. Acerca das medidas de controle de doenças que ocorrem na bataticultura, julgue os itens a seguir.
As bactérias do gênero Erwinia, que causam a prodridãomole, e a canela-preta da batateira devem ser controladas com uso de medidas preventivas, tais como o plantio de batata-semente sadia em áreas bem drenadas e evitando-se todo e qualquer ferimento nas plantas e tubérculos.
Além dos problemas fitossanitários, a batateira é afetada por várias anormalidades fisiológicas de origem abiótica que podem causar sérios prejuízos ao agricultor. Com respeito à ocorrência e controle dessas anormalidades na cultura da batata, julgue os itens que se seguem.
A lenticelose ocorre geralmente em plantios de batata localizados em solos argilosos e mal drenados e normalmente se manifesta por meio de sintomas na forma de pequenas aberturas em quase toda a superfície dos tubérculos.
A cavidade interna (coração-oco) é um distúrbio que ocorre em tubérculos oriundos de plantios efetuados em solos de baixa fertilidade ou com adubação deficiente e sob condições de oscilação térmica.
O crescimento secundário (embonecamento) dos tubérculos ocasiona formatos grotescos, dificultando a utilização culinária dos mesmos. Os fatores predisponentes dessa anomalia incluem a oscilação hídrica, a temperatura elevada do solo, o fotoperíodo longo e o excesso de nitrogênio.
O esverdeamento, caracterizado pelo aparecimento da cor verde sobre a casca do tubérculo sob presença de luz em campo ou em armazenamento, pode ser controlado mediante o uso de variedades mais tolerantes e mediante a prática da amontoa.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}