Listagem de Questões Concurso MAPA
O método Kjeldahl é bastante utilizado para a determinação de proteína total em alimentos de origem vegetal e animal. Nesse método, as proteínas de uma amostra são digeridas pelo ácido sulfúrico na presença de um catalizador. A mistura é alcalinizada com hidróxido de sódio, é destilada e o destilado alcalino é borbulhado em solução padrão de ácido clorídrico. A solução final A é, então, titulada com hidróxido de sódio padrão. Julgue os itens que se seguem, acerca desse método.
Dois mols do composto presente no destilado alcalino reagem com um mol de ácido clorídrico.
A reação final de titulação ocorre entre um ácido forte e uma base forte, sendo portanto irreversível.
Quanto maior o volume de hidróxido de sódio gasto na titulação, maior o teor de proteínas na amostra.
Julgue os itens seguintes, com relação à absorção e à distribuição de fármacos.
Para que o AAS possa atingir o tecido-alvo, primeiramente ele deve ser absorvido, ou seja, deixar o local de administração e chegar à corrente circulatória do paciente. O mecanismo mais importante para que o AAS possa atravessar as membranas que separam os compartimentos orgânicos é a difusão passiva através da bicamada lipídica das células. Dessa forma, a lipossolubilidade da droga, expressa pelo seu coeficiente de partição óleo/água, é fator de grande importância.
O AAS, assim como muitas drogas, é capaz de ionizar-se em função do pH do meio. Considerando-se que o pH do suco gástrico seja inferior ao pKa dessa droga, pode-se deduzir que, em nível estomacal, a maior parte das moléculas do ácido estarão ionizadas e, assim, haverá maior dificuldade de serem absorvidas nesse local.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}