Questões Concurso Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

A forma diferente de interação da radiação solar incidente na superfície terrestre com cada tipo de alvo é principalmente função das diferentes composições físico-químicas dos objetos ou feições terrestres. Com isso, cada alvo terrestre possui sua própria assinatura espectral, ou seja, a absorção ou reflexão de cada uma das faixas do espectro da luz incidente ocorre de modo diferente para cada alvo. Assim, a radiação de cada alvo leva para os satélites a assinatura espectral dos mesmos e os sensores registram essa assinatura na forma de imagens, sendo que características como densidade, textura, posicionamento das feições em relação ao ângulo de incidência solar entre outros influenciam a interação dos alvos. Tanto a radiação eletromagnética que chega aos alvos (irradiância) quanto as que deixam os alvos (radiância) são influenciadas também pelos componentes atmosféricos. A respeito do comportamento espectral dos alvos, julgue os itens de 69 a 72. Na região do visível, a vegetação é responsável pelo pico de absorção decorrente da forte absorção dos pigmentos do grupo da clorofila, existindo duas bandas de absorção distintas: uma próxima a 0,48, devido à presença de carotenos, e outra, próxima a 0,68 , relacionada ao processo da fotossíntese.

A forma diferente de interação da radiação solar incidente na superfície terrestre com cada tipo de alvo é principalmente função das diferentes composições físico-químicas dos objetos ou feições terrestres. Com isso, cada alvo terrestre possui sua própria assinatura espectral, ou seja, a absorção ou reflexão de cada uma das faixas do espectro da luz incidente ocorre de modo diferente para cada alvo. Assim, a radiação de cada alvo leva para os satélites a assinatura espectral dos mesmos e os sensores registram essa assinatura na forma de imagens, sendo que características como densidade, textura, posicionamento das feições em relação ao ângulo de incidência solar entre outros influenciam a interação dos alvos. Tanto a radiação eletromagnética que chega aos alvos (irradiância) quanto as que deixam os alvos (radiância) são influenciadas também pelos componentes atmosféricos. A respeito do comportamento espectral dos alvos, julgue os itens de 69 a 72. Uma característica marcante do comportamento espectral da vegetação é a existência de uma região de alta absorção entre 1,3  e 3,2  que está associada aos altos teores de lignina na folha, decorrentes do comportamento natural da vegetação no sentido de proteger a clorofila.

A forma diferente de interação da radiação solar incidente na superfície terrestre com cada tipo de alvo é principalmente função das diferentes composições físico-químicas dos objetos ou feições terrestres. Com isso, cada alvo terrestre possui sua própria assinatura espectral, ou seja, a absorção ou reflexão de cada uma das faixas do espectro da luz incidente ocorre de modo diferente para cada alvo. Assim, a radiação de cada alvo leva para os satélites a assinatura espectral dos mesmos e os sensores registram essa assinatura na forma de imagens, sendo que características como densidade, textura, posicionamento das feições em relação ao ângulo de incidência solar entre outros influenciam a interação dos alvos. Tanto a radiação eletromagnética que chega aos alvos (irradiância) quanto as que deixam os alvos (radiância) são influenciadas também pelos componentes atmosféricos. A respeito do comportamento espectral dos alvos, julgue os itens de 69 a 72. Ao longo do espectro, verifica-se que a reflectância da água vai diminuindo à medida que se desloca para comprimentos de ondas maiores, sendo que, na região do visível, mais especificamente nas faixas do azul e verde, observa-se significativa reflectância da água, que diminui gradualmente na direção do infravermelho.

Por meio da axiomática da localização e do processamento de dados geográficos, o geoprocessamento integra várias disciplinas, equipamentos, programas, processos, entidades, dados, metodologias e pessoas. Essa integração tem a finalidade de representar, simular, planejar e gerenciar o mundo real em que os seres humanos vivem e, para isso, realiza-se coleta, tratamento, análise e apresentação de informações associadas a mapas digitais georreferenciados. A respeito do geoprocessamento, julgue os itens subsequentes. Um sistema de informações geográficas tem como características principais: a integração de informações espaciais provenientes de diferentes fontes; a combinação das várias informações para gerar mapeamentos derivados por meio de algoritmos de manipulação; a consulta, a recuperação, a visualização e o desenho do conteúdo da base de dados geocodificados.

Por meio da axiomática da localização e do processamento de dados geográficos, o geoprocessamento integra várias disciplinas, equipamentos, programas, processos, entidades, dados, metodologias e pessoas. Essa integração tem a finalidade de representar, simular, planejar e gerenciar o mundo real em que os seres humanos vivem e, para isso, realiza-se coleta, tratamento, análise e apresentação de informações associadas a mapas digitais georreferenciados. A respeito do geoprocessamento, julgue os itens subsequentes. Uma carta cartográfica possui as seguintes propriedades: conformidade — manutenção da verdadeira forma das áreas a serem representadas; equivalência — inalterabilidade das áreas; equidistância — constância das relações entre as distâncias dos pontos representados e as distâncias dos pontos correspondentes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis