Questões Concurso Instituto Estadual de Meio Ambiente - ES (IEMA/ES)

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Listagem de Questões Concurso Instituto Estadual de Meio Ambiente - ES (IEMA/ES)

Na vistoria realizada em um laboratório, cujo funcionamento normal foi mantido, observaram-se as situações descritas a seguir.

I Um técnico estava trabalhando com dimetilmercúrio, em uma capela de exaustão, usando luvas de látex descartáveis. Ao lado da capela, encontravam-se, fixos à parede por correntes de aço, cilindros pressurizados de acetileno e oxigênio. Ao ser questionado a respeito da toxicidade do mercúrio, o técnico informou que desconhecia, porém sabia onde estavam guardadas as fichas que continham informações de segurança sobre essa substância, para que se tivesse acesso fácil, caso necessário.

 II Ao se observar mais detalhes da estrutura física do laboratório, notou-se a presença de frascos de ácido clorídrico, azida sódica, nitrato de amônio e ácido nítrico acondicionados em uma prateleira aberta, fixa, de ferro, aproximadamente à altura dos olhos, localizada ao lado dos cilindros mencionados anteriormente. Em um armário fechado, encontravam-se acetona, metanol e hexano. O chuveiro de emergência e o lava-olhos estavam localizados próximos aos banheiros, a cerca de 30 m das áreas de risco de exposição a compostos perigosos. Os extintores, todos identificados como de classe A, localizavam-se em corredores e o acesso a eles era livre de obstruções.

 III Em relação aos hábitos das pessoas que trabalhavam no laboratório, foram observadas as seguintes características: alguns indivíduos usavam lentes de contato e colocavam óculos de proteção antes de estar na presença de vapores tóxicos; os membros do laboratório, de forma geral, usavam sempre luvas de látex, mesmo para atender ao telefone ou abrir portas.

Considerando as informações acima, julgue os itens que se seguem.

O trabalho em capela de exaustão, no caso mencionado, é correto, pois existe risco de inalação de substâncias tóxicas.

O acelerado e desordenado processo de ocupação das cidades reduz a qualidade de vida dos moradores e coloca em risco o ambiente ecológico. Julgue os itens seguintes, quanto à atuação do psicólogo em programas dirigidos para a relação pessoaambiente, que inclui o cuidado ao aspecto humano no crescente interesse ecológico.

A atuação do psicólogo em programa de educação ambiental inclui, entre outras atividades, o acompanhamento e a observação de reuniões temáticas, que visam informar, levantar interesses dos participantes e priorizar, em conjunto, as atividades que possam ser desenvolvidas por meio de recursos pedagógicos.

O acelerado e desordenado processo de ocupação das cidades reduz a qualidade de vida dos moradores e coloca em risco o ambiente ecológico. Julgue os itens seguintes, quanto à atuação do psicólogo em programas dirigidos para a relação pessoaambiente, que inclui o cuidado ao aspecto humano no crescente interesse ecológico.

Uma das maneiras de melhorar a relação pessoa-ambiente é fomentar a educação ambiental por meio da divulgação e da conscientização de que as práticas ecológicas estão intimamente relacionadas com a história pessoal e coletiva do povo; para tanto, o campo das ações teóricas e práticas deve ser multidisciplinar.

O acelerado e desordenado processo de ocupação das cidades reduz a qualidade de vida dos moradores e coloca em risco o ambiente ecológico. Julgue os itens seguintes, quanto à atuação do psicólogo em programas dirigidos para a relação pessoaambiente, que inclui o cuidado ao aspecto humano no crescente interesse ecológico.

A teoria psicológica contribui para a educação ambiental ao conceber as percepções ou as imagens formadas internamente em sua relação com a apropriação do espaço, nas quais as imagens são ao mesmo tempo produto e produtoras das relações sociais.

O acelerado e desordenado processo de ocupação das cidades reduz a qualidade de vida dos moradores e coloca em risco o ambiente ecológico. Julgue os itens seguintes, quanto à atuação do psicólogo em programas dirigidos para a relação pessoaambiente, que inclui o cuidado ao aspecto humano no crescente interesse ecológico.

O trabalho com a comunidade consiste na execução do programa de educação ambiental que a equipe coordenadora elabora previamente, fundamentando-se nos novos paradigmas da preservação de áreas verdes e da conservação ambiental.

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