Listagem de Questões Concurso INCA
A pesquisa etiológica de patologias passíveis de transmissão por transfusão sanguínea por meio de técnicas sorológicas é obrigatória na rotina de seleção de doadores de sangue. Segundo Ferreira e Ávila (2001), pesquisas sorológicas poderiam ser utilizadas mesmo na fase em que a pesquisa de anticorpos ainda é negativa, fase pré-sorológica, exemplificada pela pesquisa de antígenos de superfície detectados em algumas infecções virais. Considerando as metodologias sorológicas, julgue os próximos itens.
Os parâmetros de sensibilidade, especificidade e eficiência são característicos do teste sorológico e não da população em que estão sendo aplicados. No entanto, podem fornecer resultados inconsistentes, dependendo da prevalência da doença.
A transfusão de sangue e hemocomponentes é uma tecnologia relevante na terapêutica moderna e, para ser usada de forma adequada, necessita de técnicas eficientes e seguras, garantindo os produtos a serem transfundidos. A respeito dos testes aplicados no sangue coletado, julgue os itens de 63 a 66.
A identificação laboratorial dos genes que codificam o HLA do indivíduo (human leukocyte antigens — antígenos de histocompatibilidade humana) pode ser feita por técnicas de sorologia ou biologia molecular e tem como uma de suas finalidades o cadastro das bolsas de sangue de cordão umbilical e placentário — doadas à Rede BrasilCord — no Registro Nacional de Sangue de Cordão Umbilical (RENACORD).
Para as transfusões de concentrados de granulócitos colhidos em doadores estimulados pelo G-CSF, deve ser feita uma prova cruzada maior com o soro do receptor e as hemácias do doador antes de se iniciar a administração do G-SCF ao doador. Caso a prova cruzada resulte incompatível, a doação não deve ser efetuada.
Considerando o processamento de componentes sanguíneos, julgue os próximos itens.
Em amostra de sangue de candidato à doação obtida por punção digital ou por venopunção, deve-se determinar a concentração de hemoglobina ou o hematócrito, sendo que a concentração de hemoglobina não deve ser inferior a 12,5 g/dL para as mulheres e o hematócrito não deve ser menor que 38%.
Na preparação de componentes sanguíneos, os concentrados de hemácias devem ter hematócrito entre 65% e 80%, nas bolsas cuja solução preservativa seja o CPDA-1. Nas bolsas com solução aditiva, o hematócrito pode variar de 50% a 70%.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}