Listagem de Questões Concurso INCA
O controle de especificações dos hemocomponentes obtidos integra as ações de controle de qualidade em hemoterapia, com parâmetros estabelecidos formalmente, bem como os controles dos reativos utilizados. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.
A pesquisa etiológica de patologias passíveis de transmissão por transfusão sanguínea por meio de técnicas sorológicas é obrigatória na rotina de seleção de doadores de sangue. Segundo Ferreira e Ávila (2001), pesquisas sorológicas poderiam ser utilizadas mesmo na fase em que a pesquisa de anticorpos ainda é negativa, fase pré-sorológica, exemplificada pela pesquisa de antígenos de superfície detectados em algumas infecções virais. Considerando as metodologias sorológicas, julgue os próximos itens.
A eficiência de um teste sorológico refere-se à relação entre o somatório dos verdadeiros resultados positivos e verdadeiros resultados negativos com a população estudada, sendo melhor o teste em estudo quanto mais se aproximar de 1.
O parâmetro que determina a capacidade de um teste diagnóstico fornecer resultados muito próximos ao verdadeiro valor do que se está medindo é denominada acurácia ou exatidão.
A padronização quanto à concentração do antígeno, especificidade dos anticorpos, título dos conjugados, tempo e temperatura deixou de ser imprescindível, uma vez que os testes sorológicos têm se tornado cada vez mais refinados e de execução simples, e as empresas fornecedoras de insumos têm primado pelas boas práticas de fabricação.
A curva ROC (receiver operating characteristics curve) mostra o desempenho de um teste diagnóstico e é obtida por meio de um gráfico em que a sensibilidade é disposta no eixo y, e a taxa de falsos positivos, no eixo x, para todos os valores de cut-off possíveis do teste diagnóstico. O teste perfeito seria aquele sem falsos positivos ou falsos negativos, que seria representado por uma linha que se iniciasse na origem e subisse verticalmente até 1 no eixo y.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}