Questões Concurso IFCE/CE

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Uma amostra de solo possui 1500 g com teor de umidade 20%. O peso final úmido que esta amostra passará a ter, com 30% de teor de umidade, será de

Conhecendo-se o número de dentes da engrenagem motora e da engrenagem movida, pode-se calcular a relação de transmissão que determina a rotação e o torque de saída em um sistema de transmissão. O cálculo é feito da seguinte maneira:

A sequência correta é

A caixa de marchas é responsável pela seleção de diferentes relações de transmissão (marchas ou velocidades). Existem, basicamente, três tipos de caixa de marcha: 

transmissão mecânica – o condutor seleciona, por intermédio de uma alavanca, a relação mais adequada para cada velocidade e torque; 

transmissão automática – as mudanças ocorrem por meio de cintas e freios acionados hidraulicamente, que promovem a formação de conjunto de engrenagens internas; 

transmissão mecânica automatizada – de concepção idêntica à transmissão mecânica, o sistema promove a seleção das marchas através de um atuador elétrico ou hidráulico.

O sincronizador é um dispositivo que possibilita o acoplamento, sem trancos, de engrenagens das árvores primária e secundária (ilustrado na figura). O(s) defeito(s) apresentado(s) é(são)

Ainda sobre o sistema de embreagem, as possíveis falhas identificadas pelos fabricantes deram origem ao diagnóstico baseado na causa e nos efeitos (sintomas). Julgue cada item em verdadeiro ou falso.

I. ( ) Embreagem não permite engate das marchas, disco empenado por falta de lubrificação do eixo piloto ou forçado durante a instalação.

II. ( ) Embreagem patina, revestimento queimado pelo volante em mau estado ou profundidade incorreta, contaminação com óleo ou graxa, mau uso.

III. ( ) Ruído no acionamento, rolamento travado por mau uso, motorista com pé na embreagem, regulagem incorreta, falta de folga entre mola, membrana e mancal.

IV. ( ) Trepidação, Disco com desgaste total por fim de vida útil.

V. ( ) Ruído na transmissão, contaminação com óleo e graxa por excesso de curso no mancal de embreagem.

A sequência correta é

O projeto da embreagem, específico para cada veículo, é calculado em função de muitas variáveis, dentre elas, a potência do motor e a relação de marchas no câmbio, que irão determinar o dimensionamento desse componente. Quando o pedal da embreagem não está acionado, o platô aplica a mesma força em toda a superfície da placa que faz a pressão do disco contra o volante do motor, permitindo a transmissão do torque para o câmbio. Quando o pedal é acionado, a placa libera a pressão exercida e faz o desacoplamento da embreagem com o sistema de transmissão, permitindo, assim, a passagem de marcha.

A sequência correta é

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