Questões Concurso HUJB-UFCG/PB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso HUJB-UFCG/PB

Endoleak é a presença de fluxo externo à endoprótese no interior do saco aneurismático. A tomografia é o método de escolha para sua avaliação, porém em pacientes com função renal prejudicada o Doppler e o uso de contraste ultrassonográfico podem ser alternativas. De acordo com os tipos de endoleak, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta. I.

 Tipo I. II.

Tipo II. III.

Tipo III. IV.

Tipo IV. V.

Tipo V.

a. Há fluxo retrógrado de ramos da aorta para o saco aneurismático, destacando-se os fluxos que se originam da artéria mesentérica inferior e de ramos lombares.

b. Origina-se na extremidade de conexão da endoprótese. Divide-se em tipo A, proximal e B, distal.

c. Falha estrutural da prótese, como fraturas ou orifícios na parede da prótese.

d. Também é conhecido como endotensão. Aumento do saco aneurismático de causa desconhecida, sem evidência de endoleak.

e. Porosidade da prótese.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O achado de microlitíase testicular necessita de acompanhamento ultrassonográfico em paciente com história de neoplasia testicular contralateral.

( ) A presença de uma faixa hipoecoica transversal no parênquima testicular é altamente específica de fratura, porém pouco sensível.

( ) Aumento do fluxo peritesticular, configurando um aspecto de “roda de fogo” ao redor do testículo, é fortemente indicativo de epididimite.

( ) É necessário uma torção de 360º do cordão espermático para que ocorra obstrução arterial completa do parênquima testicular.

( ) Varicocele é a principal causa de infertilidade masculina.

São características sugestivas de malignidade de nódulo mamário à ultrassonografia:

Paciente do sexo feminino de 44 anos com antecedente de 15 sessões de radioterapia no pescoço aos 20 anos de idade. Ultrassonografia de tireoide revela nódulo sólido hipoecoico com calcificações psamomatosas no interior, sem halo, com fluxo vascular abundante ao Doppler. Qual é a principal hipótese diagnóstica?

Mulher, 32 anos, com queixa de dor e aumento de volume na região cervical anterior, associados à febre e coriza de início há 5 dias. Realiza ultrassonografia da região cervical, observando-se tireoide de dimensões aumentadas com áreas hipoecoicas irregulares e mal definidas localizadas principalmente nas regiões subcapsulares. O mapeamento com Doppler mostra vascularização normal. Qual é o provável diagnóstico?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis